13/10/2018 1:38 pm

Estudantes da rede estadual lançam livro sobre a história de Timon

E63D3FC4-F10E-4804-B55A-ED3A8DD3AF9E

Professora Lilian e os estudantes que participaram do projeto

Estudantes do Centro de Ensino Maria Conceição Teófilo Silva, escola da rede pública estadual localizada no município de Timon, lançaram, na última quinta-feira (11), o livro “Flores para Timon: Um passeio pela história”. A obra foi lançada na sede da escola com a presença de autoridades e convidados, entre eles o cartunista Dino Alves, autor do prefácio do livro.

A professora Lilian de Sousa Sena, organizadora do livro, comentou que a obra é resultado do projeto intitulado “A história ilustrada de Timon”, aprovado no edital Geração Ciência/2017 da Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Maranhão).

“O projeto do livro surgiu da minha observação do talento de alguns alunos para o desenho. Então inscrevi o projeto no edital da Fapema, que foi aprovado. Os alunos envolvidos e eu recebemos uma bolsa durante 1 ano, além do recurso para custear as despesas do livro”, explicou.

De acordo com a educadora, o objetivo foi resgatar a autoestima dos jovens estudantes que vivem em área periférica da cidade através do desenvolvimento de seus potenciais para o desenho e para os estudos.

“O projeto é de grande relevância para a nossa cidade, visto que é grande a carência de fonte de pesquisa sobre a mesma. Além do grande incentivo para que nossos jovens continuem acreditando na importância dos estudos para a ascensão social. Também ressalto minha gratidão ao Governo do Maranhão por valorizar e incentivar a pesquisa científica”, destacou Lílian de Sousa.

Foram reproduzidos 500 exemplares que serão distribuídos para as escolas estaduais de Timon, para a biblioteca municipal, para os professores da escola e sorteados entre os alunos.

Segundo os estudantes que participaram do projeto, o livro apresenta uma linguagem didática em forma de diálogos entre personagens e foi ilustrado pelos alunos. “Foi um desafio desenhar pessoas, mas foi bom porque desenvolveu minhas habilidades com o desenho e eu gostei muito”, comentou Thâmara Thamyres de Sales, estudante do 3° ano do Ensino Médio, integrante do projeto.

“Queria ressaltar que, para mim, o maior desafio foi desenhar a ponte metálica, porque eram muitos detalhes. Mas valeu a pena. Gostei do resultado”, revelou Willas Douglas Damasceno Santos, do 2° ano. Também participaram do projeto as estudantes: Ana Caroline Nascimento,3° ano, e Andressa Santos Oliveira do 2° ano.

12398_img_20181012_wa0016_3842723899580380353

Estudante Willas Douglas e convidado durante lançamento do livro