1/12/2019 10:02 am

Estudantes da rede pública estadual saem da sala de aula para uma aula de inglês bem diferente

What was the origin of the lion´s palace? (Qual é a origem do Palácio dos Leões?). Essa foi uma das tantas perguntas feitas em inglês por estudantes do Centro de Ensino Cidade de São Luís, durante a visita do grupo a pontos turísticos da capital, em uma divertida, prazerosa e rica aula de inglês, nesta sexta-feira (29).

O passeio turístico pela cidade faz parte do projeto ‘Discovery’ desenvolvido pela professora de Inglês – Simone França, no Centro de Ensino Cidade de São Luís e no Centro de Ensino Barjonas Lobão, escolas da rede pública estadual de ensino nos bairros da Cohab e Cohatrac, respectivamente.

“Discovery quer dizer descoberta. E é isso que desejamos proporcionar aos nossos estudantes: muitas descobertas! Nós desenvolvemos o projeto em sala de aula durante o ano, fazemos pesquisas sobre os pontos turísticos da cidade, traduzimos para inglês, praticamos em sala de aula, e por último a gente vem visitar esses pontos turísticos para, além de praticar o inglês, vivenciar a nossa cidade, conhecer a nossa cidade”, disse a professora Simone França, autora do projeto.

Durante uma tarde inteira o grupo de seis estudantes, a professora e uma mãe que acompanhava o filho que é autista, fez um roteiro cheio de história, arte é curiosidade. Um detalhe curioso é que nenhum dos 06 estudantes, todos nascidos na capital, conhecia esta parte da cidade. A aula de inglês foi uma oportunidade de, também, se encontrar com a cidade, descobrir um pouco da nossa história.

O passeio começou pela Fonte das Pedras, seguiu pelo Teatro Arthur Azevedo, passou pelas Praças João Lisboa, Benedito Leite. Na Catedral da Sé, os estudantes se encantaram com a arquitetura, a arte sacra e o estilo barroco do Altar Mor do templo.

“É lindo! É Maravilhoso! ‘Tá’ sendo uma tarde rica de aprendizado, de ver o que a gente só ouvia falar na televisão. É encantador! Quantas descobertas em um só passeio! A gente só tem que agradecer a professora Simone que está nos proporcionando isso”, destacou a estudante Maria Alice Botão.

O passeio seguiu, ainda, pelo Memorial à Manuel Beckman, na Beira Mar. E terminou no Palácio dos Leões, no fim de tarde, onde o sol se escondia de forma esplendida o que tornava ainda mais encantador um dos mais belos pontos turísticos da cidade.

“Foi perfeito! Magnífico! Esplendido! Foi tudo isso. Eu estou encantado com essa possibilidade de poder ver ao vivo e colocar em prática aquele conhecimento que a gente adquiriu em sala de aula. A gente pode exercitar o inglês e verificar na prática o conteúdo passado nas aulas de História, de Artes. Foi tudo lindo!”, disse o estudante José Vinícius Costa e Costa, de 17 anos, que pela primeira vez visitou parte do Centro Histórico.

“Eu nunca tinha vindo nessa parte da cidade. E agora vi como a nossa cidade é linda, tem tanta história. Quanto nosso patrimônio é rico”, complementou o estudante.

“É obrigação nossa conhecer a nossa cidade e a gente não conhecia! Estou verdadeiramente encantado! Eu quero ter mais oportunidade de aprender inglês, aprender história, conhecer minha cidade. Foi muito mais do que eu esperava”, disse o Mateus Barbosa da Silva.

“É uma tentativa de fazer diferente, porque a gente entende que aprender inglês tem que ser para todos! E a gente quer ver nosso aluno falando, sabendo se expressar. Eu estou muito feliz em poder fazer isso”, concluiu a professora Simone França.

A aula pelos pontos turísticos da cidade continuou neste sábado (30), desta vez, com estudantes do CE Barjonas Lobão que foram conhecer o Museu do Reggae, também no Centro Histórico e gravar um vídeoclip da música ‘Hold’ de Alê Muniz em inglês.

onte: Seduc
Texto: Regina Souza
Fotos: Divulgação
30/11/2019

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI