26/11/2015 1:07 pm

Estudantes do CE Paulo VI participam da Mostra de Profissões da Uema

Cerca de 200 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, do CE Paulo VI, participaram, na terça-feira (24), da “1ª Rota Mostra de Profissões da Uema”. A escola, do Sistema Estadual de Ensino, está localizada no bairro na Cidade Operária, em São Luís. O programa é desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e tem entre seus objetivos aproximar a universidade das escolas.

Durante todo o dia, os estudantes, divididos em dois grupos de 100, visitaram os quatro Centros de Ensino da Universidade. Eles conheceram um pouco mais sobre os cursos oferecidos pela Uema, para que no futuro possam ter base para a escolha de uma carreira profissional.

Também foi realizado um bate-papo com universitários e professores do curso de Direito sobre grade curricular do curso, áreas de atuação profissional, códigos e projetos de extensão. A universitária Daniela Magalhães, do sétimo período de Direito, apresentou aos estudantes o projeto de extensão de autoria dela: “Desarme – Desarmamento Humanitário”, que visa trabalhar a conscientização no país sobre a necessidade do desarmamento, pois o Brasil, ao contrário do que muitos pensam, é um grande fabricante e exportador de armas.

O projeto de extensão que Daniela participa é realizado por meio de parceria entre a Uema e a Universidade de Integração Latino Americana (UILA), de Foz do Iguaçú, no Paraná. No fim da apresentação, Daniela fez um convite aos estudantes. “Eu espero que vocês se apaixonem, como eu me apaixonei por esse curso. Espero vê-los, em breve, aqui”, disse.

O apelo de Daniela ajudou Anderson Falcão, 18 anos, a tomar sua decisão. “Achei interessante. Meu avô é delegado e eu já tinha essa ideia. Hoje esse desejo saiu mais fortalecido”, afirmou.

Os estudantes também puderam ver uma exposição de Astrofísica, realizada pelo Departamento de Física, onde tiraram dúvidas e ouviram explicações, por exemplo, sobre como nasce uma estrela. “Acho muito válido. Serve para diminuir a distância da compreensão do que é a física. Leva a percepção que não é um bicho de sete cabeças. É olhar a ciência na prática”, disse Renato Guedes, estudante do 8º período de física.

Para muitos alunos foi uma tarde de descobertas e aprendizado. “Esse evento foi de suma importância porque aprendi muito sobre diversos cursos, que eu nem sabia que me interessaria”, disse Karolina dos Santos.

Depois da visita e exposição sobre os cursos, Virgília Nery chegou a uma decisão. “Eu gostei muito. Eu gosto muito de biologia, mas, vou seguir mesmo a medicina. É o meu sonho e vou lutar por isso”, afirmou a estudante.

“Anualmente a gente tem a tradição de receber estudantes do Ensino Médio em feiras de ciências ou em algum evento em particular. Mas, esta é a primeira vez que nós, da universidade, estamos chamando estes alunos para cá, para que haja essa interação da escola e universidade”, destacou a pró-reitora de Graduação, Andreia de Araújo.

O programa faz parte de uma parceria reforçada recentemente pela Uema e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de termo de cooperação, para uma gestão compartilhada do CE Paulo VI de modo que a escola seja transformada numa ‘Escola de Aplicação da Uema’, um centro efetivo de estágio para os estudantes.

Estudantes participaram de palestras, visitaram exposição e conheceram a rotina dos cursos da Uema

Texto: Regina Souza

Fotos/Lauro Vasconcelos