12/06/2019 6:46 pm

Estudantes do Ensino Fundamental participam do 2º dia de provas do Sistema Estadual de Avaliação do MA

Aproximadamente, 200 mil estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram, nesta quarta-feira (12), do 2º dia de aplicação das provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). Ao todo, a avaliação de hoje, envolveu estudantes de escolas de 215 municípios maranhenses, que aderiram ao Sistema.

Ligado ao Pacto pela Aprendizagem, o Seama representa um reforço às ações de colaboração com os municípios pela melhoria da aprendizagem e dos índices educacionais do Estado. Nesta última terça-feira (11), foi a vez de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, das escolas públicas da rede estadual, testarem seus conhecimentos.

Muita concentração durante a aplicação das provas do SEAMA

Iniciativa inédita do Governo do Maranhão, o Sistema visa ser uma política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria da aprendizagem dos estudantes maranhenses. Ao todo, cerca de 280 mil estudantes da rede estadual e redes municipais, de 4.242 escolas em todo o Maranhão, foram envolvidos com a ação.

“Muitos estados que avançaram nos indicadores educacionais já possuem sistemas próprios de avaliação. Ter um sistema próprio é importante para os estudantes, para os gestores escolares e dirigentes de educação. Por isso, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é parceria do Estado neste processo. Com toda certeza, um ganho importante para que o Maranhão cresça ainda mais em qualidade, que é a determinação do governador Flávio Dino, uma educação pública de qualidade social”, enfatizou a secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o Seama possibilitará ao Estado ter seu próprio índice educacional, permitindo o estabelecimento de metas para a educação de todo Maranhão, seja para a rede estadual ou para as redes municipais. “O sistema possibilitará ao Estado acompanhar de forma mais precisa a aprendizagem dos nossos estudantes da rede e, também, dos estudantes matriculados nas redes municipais. Isso nos fará ter um acompanhamento preciso dos indicadores educacionais em tempo real, facilitando a implementação de políticas públicas educacionais mais assertivas, voltada diretamente para resolver problemas relacionados à aprendizagem, à distorção idade-série, evasão escolar”, realçou.

Fonte: Seduc
Fotos: Carlos Pereira