22/09/2017 6:33 pm

Estudantes representam Maranhão no Programa Jovem Parlamentar

WhatsApp Image 2017-09-22 at 10.44.36

Eliezer Henrique da Silva Souza, do CE Bernardo Coelho de Almeida (São Luís)

Três estudantes maranhenses embarcam neste domingo (24) para representar o Maranhão em Brasília, na jornada de simulação parlamentar pelo Programa Parlamento Jovem (PJB), promovido pela Câmara dos Deputados.

Eles integram o grupo de 78 estudantes selecionados em todo o País que serão empossados como deputados jovens e terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre a realidade. O evento acontece entre os dias 25 e 29 deste mês.

Gabriella Lúzia Sousa Bandeira, do CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco)

Eliezer Henrique da Silva Souza, do CE Bernardo Coelho de Almeida (São Luís), Gabriella Lúzia Sousa Bandeira, do CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco) e Gleiciele Oliveira dos Santos, do CEI Jacira de Oliveira e Silva (Timon) serão os parlamentares jovens do Maranhão.

“As expectativas são as melhores possíveis, por conta da experiência que só o PJB pode proporcionar: melhoria como cidadão, familiaridade com o poder legislativo e o desenvolvimento das leis, conhecer na prática o dia a dia de um parlamentar, além do contato com uma gigantesca mescla cultural por conta dos participantes de todas as regiões do país”, destacou o estudante Eliezer.

“Acredito que esse período em Brasília me proporcionará experiências incríveis. Estou muito feliz em representar minha escola e o estado que tanto amo. Estou grata por vivenciar essa jornada parlamentar. Espero aproveitar bastante cada momento e aprender ainda mais sobre como funciona a política do nosso país”, revelou Gabriella Luzia.

Gleiciele Oliveira dos Santos, do CEI Jacira de Oliveira e Silva (Timon)

Gleiciele também falou das suas expectativas. “Espero obter vários conhecimentos na Câmara. Foi difícil o seletivo, mas cheguei até aqui. Agradeço o apoio dos professores e espero fazer muito mais e estimular as pessoas a participarem também desse programa. É a minha primeira vez e estou muito ansiosa”.

Seleção

No Maranhão, 244 estudantes se inscreveram no PJB e 12 foram pré-selecionados por comissão coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal foi distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

Texto: Raphael Garreto
Fotos/Divulgação