21/06/2018 4:25 pm

Festa do protagonismo estudantil marca abertura do Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis

11157_jrd_8094_5207378000856979004

Pedro Gorki, fala do comprometimento Governo do Maranhão em proporcionar aos estudantes a transformação da educação pública brasileira

A construção de uma nova história, um novo Maranhão, tendo a juventude como protagonista. Com essa proposta o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza desde a tarde da última quarta-feira (20), no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a etapa estadual do “Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis”.

O ‘Emaranhando Sonhos’ é um marco na educação do Estado por colocar o jovem estudante maranhense no centro das discussões por uma educação de qualidade, com a participação e engajamento nos grêmios estudantis das unidades escolares, e a etapa estadual é a culminância de um processo que durou quase três meses, onde foram realizadas as etapas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) em uma ação que mobilizou cerca de 5.472 estudantes da rede pública estadual de ensino.

O subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, fala da aposta Governo do Estado na juventude como protagonista das mudanças

O subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, fala da aposta Governo do Estado na juventude como protagonista das mudanças

“Depois de sacudir todo o interior do Maranhão, nós chegamos aqui na etapa estadual, e assim nós confirmamos essa determinação do nosso governador Flávio Dino em fazer no interior das escolas uma gestão democrática. Temos a convicção de que revolucionar a educação passa por investir em infraestrutura, valorizar os profissionais de educação, mas, sobretudo, apostar na juventude como protagonista das mudanças, ‘Emaranhando Sonhos’ de um Maranhão melhor, que nós já estamos conseguindo hoje e um Maranhão ainda melhor que vamos construir no futuro”, declarou o subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, durante a abertura do evento.

A etapa estadual do I Encontro de Grêmios Estudantis tem duração de três dias e durante esse período os 500 jovens eleitos como delegados e que estão representando os grêmios estudantis de 501 Centros de Ensino, de 207 cidades dos 217 munícipios, participarão de debates, painéis, apresentações culturais e, principalmente, de momentos de extensa troca de experiências e esperanças por um futuro melhor.

O secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso, afirma que a educação do estado do Maranhão vive um momento revolucionário, tendo em vista que o governador Flávio Dino e o secretario Felipe Camarão podiam só reformar escolas, pagar o melhor salário do Brasil, climatizar as unidades escolares, mas resolveram unir à essas ações o estudante e este como ator principal, no centro do debate, como protagonista do processo.

“O grêmio estudantil é esse instrumento, e hoje a gente tá fazendo o encontro com esses jovens que vão passar três dias debatendo os seus sonhos, as suas esperanças, o que eles acham que está bom no Estado, o que pode melhorar. O ‘Emaranhando sonhos’ tem uma importância fundamental, que é despertar neles essa consciência política e esse momento que o Maranhão vive e o Brasil também”, garantiu Ismael Cardoso.

Para o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Pedro Gorki, a realização de um evento tão importante quanto esse mostra, tanto o comprometimento dos agentes públicos do Maranhão quanto o comprometimento de toda a sociedade civil para dizer que a juventude quer no presente transformar a nação, transformar o Maranhão e, principalmente, transformar a educação pública brasileira.

“Aqui no Maranhão o Governo do Estado juntamente com a Secretaria de Educação realiza o encontro de grêmios estudantis para debater política, debater educação e, principalmente, debater as saídas para a crise do povo brasileiro. Então um encontro como esse mostra a disposição da juventude para enfrentar o debate sobre os problemas do nosso país, e, principalmente, mostra que a juventude e os estudantes estão conscientizados e politizados para debater e construir as saídas para o povo brasileiro”, disse Pedro Gorki.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) é uma das organizações que apoia o projeto ‘Emaranhando Sonhos’, e o faz na perspectiva do papel do Porto do Itaqui como ferramenta de desenvolvimento do Maranhão. A presença do porto tem a função de aproximar esses jovens do Ensino Médio e o mercado de trabalho em função da diversidade de profissões associadas à atividade portuária.

O presidente da EMAP, Ted Lago, também participou da abertura do I Encontro de Grêmios Estudantis e, em sua fala, propôs uma viagem no tempo, ao início dos anos 1980, quando estudou ali, no antigo Colégio Marista, então escola privada, e destacou a importância do ambiente escolar para o aprendizado e a troca de ideias.

Ted Lago, presidente da EMAP, destaca a importância dos grêmios estudantis onde o jovem maranhense pode dar seus primeiros passos no exercício da cidadania e ter sua voz ouvida

“Desse ambiente, agora por meio do programa Escola Digna, o jovem maranhense pode dar seus primeiros passos no exercício da cidadania e ter sua voz ouvida. Nos grêmios eles podem ter participação política na escola e ampliar para a cidade, o estado e o país. Foi dessa experiência de política estudantil que surgiram as lideranças como o governador Flávio Dino, que estão trabalhando pelo Maranhão”, disse ele.

Para o estudante João Justino, presidente do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Vicente Yâñez Pinzôn, em Ribeirãozinho, participar da etapa estadual, depois de ter passado pela etapa regional, em Imperatriz, é contagiante e uma satisfação por poder representar os estudantes do Centro de Ensino, além de se divertir e trabalhar diretamente em cima do protagonismo juvenil.

“A etapa regional nos ensinou que é importante incluir as pessoas independentemente da sua classe social, cor, raça, enfim, todos devem ser incluídos no movimento, devem participar, e têm que ser representados. O movimento ‘Emaranhando Sonhos’ é para todos, com todos e é do povo”, concluiu o estudante.

Participaram ainda da abertura do “Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis” a secretária Adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula Farias Pinto; o secretário Adjunto de Orçamento e Planejamento, Williandickson Garcia; a presidente da Organização em Prol da Natureza, Arte, Vida e Educação (Ong NAVE), Rebeca Alexandre; a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; o secretário de Direito Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o secretário Adjunto de Estado da Juventude, Paulo Romão; e o representante dos delegados do ‘Emaranhando Sonhos’ e presidente do Grêmio Estudantil do CE Livino de Sousa Resende, em Grajaú, Pedro Lucas Rocha.

Estudantes maranhenses durante a abertura do “Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis”

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
21/06/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI