A Unidade Regional de Caxias (URE-Caxias) recebeu, durante os dias 28 e 29 de abril, gestores municipais e estaduais de educação que participaram do FNDE Chegando Junto 2025. O evento, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu representantes de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, São João do Soter, Buriti Bravo, Matões, Parnarama, Timon, Codó, Coroatá, Peritoró e Timbiras para discutir soluções integradas que possam impulsionar a qualidade do ensino público local.
Durante os dois dias de atividades, os técnicos do FNDE apresentaram um panorama detalhado dos programas educacionais no Maranhão, com ênfase na agilização de prestações de contas, retomada de obras paralisadas e otimização de recursos. Dados revelaram que, apenas na região de Caxias, há pendências em programas como o PAR (Plano de Ações Articuladas) e o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que juntos somam mais de R$ 260 milhões em recursos previstos para 2024.
“A presença da Caravana do FNDE no Maranhão é um marco para a nossa educação. Estamos fortalecendo o diálogo direto com os municípios, destravando recursos e garantindo que as políticas públicas cheguem onde mais precisam. Essa é a nossa missão: chegar junto, com eficiência, compromisso e escuta ativa”, ressaltou Jandira Dias, secretária estadual de Educação, durante sua passagem pelo município de Caxias para acompanhar a abertura dos trabalhos da caravana e o mutirão de atendimentos técnicos a gestores escolares, secretários municipais e prefeitos.
Desafios e oportunidades
Um dos temas debatidos foi o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), principal mecanismo de financiamento da educação básica. No Maranhão, 66 municípios deixaram de receber complementos da União em 2024 devido a irregularidades na gestão. Outro ponto abordado foi o atraso na execução de obras. O estado tem 135 projetos em andamento, incluindo 77 creches e 58 escolas de tempo integral, mas 25 deles ainda aguardam documentação para serem regularizados.
“O papel do FNDE é ser ponte entre o governo federal e os municípios, garantindo que os recursos da educação se transformem em ações concretas. Aqui no Maranhão, estamos fortalecendo essa parceria, oferecendo suporte técnico e desburocratizando processos para que cada gestor municipal possa executar com mais eficiência os programas educacionais,” garantiu a assessora especial do FNDE, Geize Albernaz.
O município de Caxias sediou a I Caravana do FNDE Chegando Junto pela primeira vez, reunindo equipes técnicas e gestoras de educação de mais 13 municípios da região. O evento fortaleceu o regime de colaboração entre governo federal, estadual e municipal, promovendo orientações práticas e apoio direto para a melhoria da execução dos programas federais e para esclarecer os trâmites que envolvem o repasse de recursos.
“Receber a Caravana do FNDE em Caxias é motivo de orgulho para todos nós. Além de colocar nossa cidade no centro das discussões sobre o fortalecimento da educação, tivemos a oportunidade de trocar experiências, esclarecer dúvidas e, sobretudo, construir soluções conjuntas com os municípios vizinhos. E assim a nossa educação avança com união, diálogo e ação,” destacou a gestora da Unidade Regional de Educação de Caxias, Lacy Assunção.
Próximos passos
O FNDE seguirá o acompanhamento em todo o Maranhão por meio de visitas semestrais e reuniões virtuais, além de disponibilizar capacitações no Portal de Educação Corporativa da autarquia. A próxima parada do FNDE Chegando Junto 2025 no Maranhão será em Presidente Dutra, nos dias 19 e 20 de maio, com foco nos programas de transporte escolar.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI