27/09/2016 5:22 pm

Governo abre a IV Semana da Pessoa com Deficiência

Foto_NaelReis260916 - Abertura da IV Semana da Pessoa com Deficiência (6)

IV Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta na segunda-feira (26) e contou com a participação de centenas de pessoas

Possibilitar a socialização das conquistas, a reflexão sobre práticas pedagógicas que atendam a diversidade de estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino e o delineamento das perspectivas para a construção de um sistema educacional inclusivo. Estes são os objetivos da IV Semana da Pessoa com Deficiência que foi aberta nesta segunda-feira (26) e contou com a participação de centenas de pessoas que compareceram ao auditório do Central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), para debater sobre o tema.

A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Nádya Dutra, fala que “A IV semana da Pessoa com Deficiência visa compartilhar experiências e discutir as políticas que vêm sendo desenvolvidas pelo governo Flávio Dino, potencializando os atores e despertando a consciência da população para a proposta do governo”. Ela destaca que as ações desenvolvidas extrapolam as questões educativas e discutem com a comunidade essas políticas.

Foto_NaelReis260916 - Abertura da IV Semana da Pessoa com Deficiência (1)

IV Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta na segunda-feira (26) e contou com a participação de centenas de pessoas

Com mais de 24% da população maranhense com alguma deficiência, conforme apontam dados estatísticos (Censo 2010), o governo vem se destacando no desenvolvimento de ações afirmativas e de inclusão. No âmbito da educação, por exemplo, com intermédio dos Centros e Núcleo de Educação Especial, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem realizado um trabalho de ressignificação do conceito de inclusão, tendo como eixo norteador a ‘meta 4’ do Plano Estadual de Educação, que é garantir à população de 04 a 17 anos, atendimento escolar aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, de forma a atingir, em cinco anos, pelo menos 50% da demanda e até o final da década a sua universalização nas escolas da rede regular de ensino.

Dílson Beça, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, também destaca a importância do evento. “O evento é muito oportuno, pois está discutindo a Lei Brasileira de Inclusão, não só sobre a inclusão na educação, mas sim dando uma visão geral do que é a Lei. Eventos assim tem essa importância por pautar a discussão, divulgando uma lei que é muito nova e facilitando o trabalho, com reflexo na sociedade. Os participantes multiplicarão as informações”, disse.

“Esse evento consolida as conquistas históricas da pessoa com deficiência e demonstra uma vivência, uma incorporação do gestor nesse sentido. Uma iniciativa que simboliza, de forma clara, que o Estado começa a se comprometer com a causa da pessoa com deficiência. Um segmento que passou séculos numa situação de exclusão, de invisibilidade, e, agora, passa a ter protagonismo, reconhecido pelo Estado. Demonstra que estamos realmente conseguindo fundamentar o que a constituição já demonstra que é uma sociedade livre, inclusiva e participativa”, ponderou o promotor Ronald Pereira dos Santos, titular da promotoria da pessoa com deficiência.

O evento seguirá até a próxima sexta-feira (30) e conta com uma programação recheada de atividades acadêmicas e culturais, oficinas em escolas da rede e nos Centros e Núcleo da Educação Especial, minicursos, palestras, entre outras atividades.

Foto_NaelReis260916 - Abertura da IV Semana da Pessoa com Deficiência (5)

IV Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta na segunda-feira (26) e contou com a participação de centenas de pessoas

Políticas públicas em prol da Pessoa com Deficiência no Maranhão

Ao longo de 20 meses de gestão, o Governo do Maranhão vem atuando no desenvolvimento de políticas públicas e ações afirmativas, como o programa ‘Travessia’, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), a Central de Libras e a inserção de professores da Educação Especial nas escolas (aprovados por meio de concurso), a fim de garantir qualidade de vida, acessibilidade e o direito de ir e vir de pessoas com deficiência. São ações inclusivas e mais humanas que fazem a diferença na vida de quem, durante anos, foi negligenciado pelo poder público.

Fonte: Seduc
Fotos/NaelReis

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI