11/07/2017 6:19 pm

Governo analisa resultados do simulado Mais IDEB e traça estratégias para as próximas avaliações

foto 2 - secretário gestores

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu, nesta terça-feira (11), gestores e diretores das 19 Unidades Regionais de Educação (URE`s) para avaliar os resultados do primeiro simulado Mais Ideb – que envolveu estudantes do 3º ano de mais de 700 escolas estaduais-, e para divulgar as estratégias para os próximos testes, que serão aplicados nos meses de agosto e setembro. A ação faz parte do Plano Mais IDEB, cuja meta é elevar os índices educacionais do Maranhão.

“O primeiro simulado foi fundamental para realizarmos um diagnóstico da rede e traçarmos estratégias de atuação em cada regional, município e escola, de acordo com as habilidades avaliadas no simulado. A partir de agora, serão realizadas intervenções pedagógicas, novas formações para professores, entre outras ações para que no dia da prova nossos estudantes obtenham um excelente desempenho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

foto 1 - secretário gestoresAlém dessas ações, a Seduc intensificará ‘aulões’ de revisão para os estudantes do Ensino Médio. Na URE São Luís, maior regional do estado, a partir de agosto, os aulões acontecerão todo fim de semana, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“O Maranhão está fazendo um esforço concentrado para melhorar os índices educacionais e o simulado serviu como ponto de partida para fazermos as intervenções pedagógicas necessárias, a partir dos resultados dessa primeira avaliação”, ressaltou Orleane Santana, gestora regional de Imperatriz.

Ainda como parte das estratégias da melhoria da educação, foi anunciada uma nova formação neste ano para professores de Língua Portuguesa e Matemática, prevista para o período de 11 a 17 de agosto. “Vamos realizar uma nova formação para os professores em serviço, com reforço na metodologia das avaliações nacionais. Os docentes dos componentes curriculares da área de humanas também receberão cadernos de orientações pedagógicas”, enfatizou Nádya Dutra, secretária adjunta de ensino da Seduc.

foto 3 - secretário gestores

Na oportunidade foi anunciado que o governo irá premiar a URE e a escola com o melhor desempenho no simulado. Da mesma forma, serão premiados os melhores resultados do Ideb de 2018, como forma de incentivo à comunidade escolar.

17 a 21/7 – Encontros regionalizados nas URE’s
11 a 17/8 – Formação continuada de professores de Língua Portuguesa e Matemática
31/8 – 2º simulado
28/9 – 3º simulado
23/10 a 3/11 – Aplicação da Prova Brasil
5 e 12/11 – Aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).