22/01/2018 12:32 pm

Governo anuncia reforma de escola no Dia D do Mais IDH, em Água Doce do Maranhão

07796_whatsapp_image_2018_01_20_at_16.26.10_1_2684652992527132481-1024x643

Secretário Felipe Camarão e prefeita Talita Dias, de Água Doce do Maranhão em visita ao C.E. Vereadora Neida Costa. (Foto divulgação)

As ações do Escola Digna também chegaram ao Centro de Ensino Vereadora Neide Costa, em Cana Brava, maior povoado de Água Doce do Maranhão. A escola será totalmente recuperada, com a reforma do telhado, instalação de forro, revestimento cerâmico, novo piso, revitalização do pátio e dos banheiros, construção da biblioteca, dentre outros serviços.

O anúncio foi feito neste sábado (20) pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que depois de participar das ações do Dia D do Mais IDH, na sede de Água Doce do Maranhão, acompanhado da prefeita Thalita Dias e suas respectivas equipes, visitou a escola e se reuniu com estudantes, professores e o gestor escolar.

No encontro com a comunidade escolar, Felipe Camarão destacou que o governador Flávio Dino não tem medido esforços para garantir educação de qualidade aos maranhenses.

“É compromisso do governador Flavio Dino garantir educação de qualidade a cada maranhense que precise do ensino público. E um dos caminhos para isso é a reestruturação das escolas da rede estadual. Por meio do Escola Digna já reformamos uma escola, aqui em Água Doce do Maranhão, e agora estamos anunciando a reforma desta escola que é muito especial para a nossa rede, porque é a unidade educacional com melhor desempenho na Unidade Regional de Educação de Chapadinha, com um ótimo desempenho no ENEM e em Olimpíadas Educacionais. Isso mostra que, quando há compromisso os resultados aparecem”, destacou o secretário Felipe Camarão.

“Nós estamos muito felizes, porque a reforma dessa escola vai significar muito para nós. A gente vê que, se com ela nestas condições os alunos têm um bom desempenho, com ela reformada vai melhorar ainda mais”, disse, cheia de esperança, a estudante Brenda Costa e Silva, do 3º ano do Ensino Médio.

A obra da escola será iniciada tão logo a gestão escolar e a URE encontrem um prédio adequado para que os alunos possam iniciar o ano letivo, já que a reforma será complexa e um pouco demorada.

Escola de resultado

Apesar da estrutura precária, por causa dos muitos anos sem reformas, o Centro de Ensino Vereadora Neide Costa é referência na rede estadual de ensino pelo desempenho de seus alunos no ENEM e em olimpíadas estudantis. O número de alunos da escola, aprovados para o Ensino Superior em instituições como: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre outras universidades públicas, cresceu de 10, em 2013, para 51 em 2017. E a escola já celebra o resultado do Enem que acaba de sair. Todos os 90 alunos do 3º ano fizeram as provas, e destes, 29 alcançaram resultados acima de 600 pontos, o que os coloca em condições de entrar para a universidade.

Sandynária Oliveira Costa e o marido, José Venâncio Lima Souza, estão entre os alunos da escola aprovados em 2017.  Ele vai fazer Química Licenciatura. E ela cursa Linguagens e Códigos\Língua Portuguesa.

“Nós somos muito gratos pela qualidade do ensino que essa escola deu para nós, com uma metodologia de ensino que sempre buscou levar seus alunos a aprenderem, a pensarem. E o resultado é que, da minha turma, vários alunos conquistaram uma vaga na faculdade. Eu não estarei mais aqui para desfrutar da escola que será reformada, mas, espero que meus colegas aproveitem ao máximo”, disse Sandynária Oliveira Costa, ex-aluna da escola.

Outro detalhe é que quem chega ao C.E. Vereadora Neide Costa encontra um cartão de visita que impressiona, pela criatividade e pelo zelo com a escola. Nas paredes internas do pátio, na entrada da escola, estão painéis gigantescos pintados pelos alunos. Algumas são pinturas originais criadas por eles, outras são reproduções de obras de grandes pintores como, Tarsila do Amaral. Todo o pátio é ocupado por plantas, tudo organizado com técnicas de jardinagem.

“Nós temos uma gincana anual, que é desenvolvida durante o ano inteiro. Então os alunos recebem tarefas voltadas pra essa coisa da arte, e que estimulem o carinho, cuidado com a escola. É assim surgiram essas telas nas paredes e esse jardim que encanta todo mundo que chega”, disse o professor de geografia e ex-gestor geral da escola, José Anchieta.

“Essa escola é muito importante para nós. Apesar dela estar assim, em péssimas condições, o ensino que a gente tem aqui é muito bom. Então, a gente quer retribuir cuidando dela. O que a gente pode fazer, faz para ter um lugar melhor”, disse o estudante Elienai de Oliveira Souza, presidente do Grêmio Estudantil do CE Vereadora Neide Costa.

“Eu fiquei impressionado, também, com esse zelo, com o trabalho que alunos e professores fizeram aqui, apesar da estrutura não ser, ainda, das melhores. Por isso, mais do que nunca, essa escola merece a atenção do governador e a minha atenção”, destacou Felipe Camarão.