15/03/2016 10:57 pm

Governo celebra Dia da Escola e destaca a importância da educação para o desenvolvimento do Maranhão

“O Maranhão do futuro está na escola, por isso o Governo está trabalhando para assegurar as condições necessárias que tornem a escola espaço digno e de qualidade social”, afirmou o secretário de Estado de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, em homenagem ao Dia da Escola, celebrado nesta terça-feira (15). Para levar e garantir educação aos maranhenses, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem inserindo medidas que resultaram na implantação de escolas em tempo integral, além da construção e reformas de centenas de unidades escolares em todo o estado.

Seguindo a escala de prioridade dos programas da administração do governador Flávio Dino, o secretário reforçou o discurso em manter a missão de fazer da escola um espaço digno, com a finalidade de formação dos maranhenses. “As escolas são os espaços que formam e transformam. E nossa missão é assegurar que todas as escolas de nosso estado se tornem espaços dignos, de incentivo à transformação social que o governo almeja”, ressaltou Camarão.

As escolas são os espaços de aprendizado em que as crianças iniciam a vida social, rompendo as barreiras para além do convívio familiar. Lá que se constitui o processo de aprendizagem e de troca de infinitas possibilidades sobre o mundo e as disciplinas da grade curricular. “É na sala de aula que ocorre a troca de experiência, onde o papel do professor é de ensinar as disciplinas, mas também de orientar os alunos sobre os diversos temas. Ma escola, o papel do aluno não é mais de um simples receptor, e sim, de fazer parte da dinâmica do ensino, com a interação”, disse a professora de Letras da rede pública estadual de ensino, Rosangela Bentiví.

Para a professora, a nova modalidade escolar, em tempo integral, tem sido mais uma das ações certeiras, o que gera mais credibilidade ao governo diante a sociedade. “Esse modelo melhora consideravelmente o rendimento dos alunos nas disciplinas tradicionais, além de potencializar o aprendizado destes com o alinhamento com outros temas de cunho social que são repassados durante a internação nas escolas”, pontuou.

Investimentos nas escolas

No início de fevereiro, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), concluiu a manutenção preventiva e corretiva em cerca de 80 escolas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Dentre as unidades com a manutenção concluída estão 50 escolas em São Luís, onde há maior concentração de prédios do Sistema Estadual de Ensino. A meta é garantir que todas as escolas do estado tenham estrutura física adequada e confortável para desenvolver as atividades pedagógicas e de aprendizagem.

Além disso, com o programa ‘Escola Digna’, inserido no Plano de Ações ‘Mais IDH’ e instituído por meio do decreto n⁰ 30.612 de 02 de janeiro de 2015, o governo tem investido para substituir escolas de palha, taipa e barracões por estruturas de alvenaria, dignas de receber alunos e professores para o fluxo ensino/aprendizagem.

Outro investimento do governo para assegurar escolas de qualidade aos maranhenses é a construção de 30 Núcleos de Educação Integral, que serão construídos pelo governo Flávio Dino em 29 municípios pertencentes às 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

Valorização dos professores

Uma medida do governo Flávio Dino para incentivar a melhoria da qualidade do ensino nas escolas do Maranhão, é a valorização do magistério. Em 2015, o reajuste salarial para a categoria foi de 13,01%, seguindo o piso salarial nacional, beneficiando quase 30 mil professores. Os professores contratados também receberam reajuste de 15% na remuneração mensal. Atualmente, o Maranhão paga um dos melhores salários do país aos docentes da rede pública estadual de ensino.

Outro avanço para a categoria, foi a progressão de 11.579 mil professores em 2015 e a prorrogação dos contratos de 4.990 professores temporários, além da realização de mais de 2.500 novos contratos.A gestão democrática da escola avançou com a primeira eleição direta para gestores de escolas; a ampliação da jornada de trabalho dos professores de 20 horas, para 40 horas semanais com remuneração compatível; e a unificação de matrículas, cuja lei foi sancionada pelo governador Flávio Dino, em 2015.

Fonte: Secap
Texto: Dyego Rodrigues