19/07/2017 5:10 pm

Governo distribui mais de 7 mil cadernos pedagógicos durante encontros regionais

Mais de 7 mil professores vão receber cadernos pedagógicos de Sociologia, História e Geografia

Mais de 7 mil professores vão receber cadernos pedagógicos de Sociologia História e Geografia

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou a distribuição de mais 7.800 cadernos pedagógicos dos componentes curriculares Sociologia, Geografia e História, que irão auxiliar os professores da rede estadual de ensino no planejamento das ações escolares. A entrega dos cadernos acontece durante os encontros regionais de gestores, realizado até o próximo dia 26 (terça-feira), nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

O encontro tem por objetivo avaliar as ações pedagógicas realizadas no primeiro semestre de 2017, e repassar orientações para as próximas ações escolares do segundo semestre e socialização dos resultados do ‘1º Simuladão Mais Ideb’, realizado em junho deste ano.

“O tema principal a ser abordado nesses encontros é a qualidade do ensino das nossas escolas estaduais, com vistas ao constante crescimento dos indicadores escolares. Com os resultados pedagógicos em mãos, gestores, pais e a representação dos estudantes, discutem ações curriculares para melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, bem como o desempenho dos estudantes em avaliações como a Prova Brasil e o Enem”, explicou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

professora maria de lurdes santa ines

Professora Maria de Lourdes

A professora Maria de Lourdes, que é gestora pedagógica do Centro de Ensino Integral Poeta Antonio José, no município Santa Inês, destacou a importância do encontro. “Registro a importância da devolutiva dos resultados detalhados do simulado Mais Ideb, onde nos pudemos visualizar os avanços e as deficiências a serem trabalhadas, com o objetivo de elevar os nossos índices”, ressaltou.

“Deu pra gente fazer um comparativo por escola, assim também como está nossa URE em relação às demais e nos dá um alerta para darmos as mãos com vistas a melhorar os índices educacionais do estado e da nossa região”, apontou o professor Jhonatan Camilo, gestor geral do CE José Furtado Bezerra, em Miranda do Norte, da URE de Itapecuru-Mirim.

“O mapeamento relevando nos indicadores permitem promover intervenções pedagógicas, objetivas às necessidades dos nossos alunos”, avaliou Joel Trindade, professor de Matemática e articular do Mais IDEB na URE de Santa Inês.

Cadernos

encontro regional viana

Encontro regional de Viana

Os cadernos fazem parte das estratégias do Plano Mais Ideb, instituído pelo governo do Maranhão para melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede estadual e, consequentemente, elevar os índices educacionais do estado. Os cadernos pedagógicos fazem parte do material de apoio permanente e consistem em orientações curriculares apontando alinhamento dos conteúdos por período e ano letivo, de forma a auxiliar a equipe pedagógica de cada escola no planejamento periódico.

“Os cadernos fazem parte de uma política de fortalecimento do Ensino Médio, no sentido de termos um alinhamento curricular na rede. Isso foi uma das principais solicitações dos professores nas Escutas Pedagógicas. Esses cadernos estão alinhados com a Base Nacional Curricular, que foi definida e produzida pelos profissionais de educação no ano passado”, pontuou Silvana Machado Superintendente de Educação Básica da Seduc.

Professores da Ure de Chapadinha recebem os cadernos pedagógicos

Esta é segunda etapa de distribuição dos cadernos pedagógicos. No primeiro semestre foram distribuídas 6 mil cadernos de Língua Portuguesa e Matemática. Na época foi realizada a formação dos professores para orientá-los no trabalho com esse recurso pedagógico. De 11 a 17 de agosto será realizada a segunda formação dos professores de Língua Portuguesa e Matemática, com parte das ações do ‘Mais Ideb’.

Até o fim deste semestre, assim que for concluída a produção, serão distribuídos os cadernos dos demais componentes curriculares. Na oportunidade, a Seduc promoverá encontros formativos para orientar os profissionais de educação na utilização adequada do material. Os encontros serão realizados por área de conhecimento. “Esse material que está sendo entregue agora vai auxiliar os professores na adequação do planejamento anual que já foi feito. E de uma forma efetiva vai nortear todo o planejamento para o ano letivo de 2018”, pontuou o secretário Felipe Camarão.