10/05/2019 3:26 pm

Governo do Estado contempla estudantes de Matinha com entrega de nova escola

A Escola Municipal Dr. José Conceição Amaral foi totalmente reconstruída

Mais conforto, qualidade para o aprendizado e dignidade para estudantes do ensino médio da cidade de Matinha, região da Baixada Maranhense. O município foi contemplado com uma nova unidade escolar entregue na manhã desta sexta-feira (10). A Escola Municipal Dr. José Conceição Amaral, localizada na Estrada do Aquiri, bairro Nova Matinha, foi totalmente reconstruída e ganhou novos equipamentos. A obra na escola municipal foi possível com recursos destinados pelo Governo do Estado e integra o planejamento da gestão na melhoria estrutural e material das unidades escolares.

O vice-governador Carlos Brandão esteve presente ao momento e pontuou o avanço do Governo Flávio Dino na área da Educação. “É uma das principais prioridades do governador a área da Educação e que, com sua gama de projetos e programas, contempla todos os municípios do Maranhão. O Governo tem várias ações importantes concretizadas nesta área em Matinha, e mostra o compromisso da gestão com um ensino cada vez de mais qualidade e mais digno para os maranhenses”, disse.

“Hoje é um dia de conquistas. Conseguimos vários benefícios com essa grata parceria entre Matinha e o Governo do Estado. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino por este olhar sensível à nossa população e por somar com as prefeituras para mais qualidade de vida”, reforçou a prefeita da cidade, Linielda Nunes. Na ocasião, a gestora citou iniciativas do Governo que beneficiam o município como o Mais Asfalto, aquisição de ambulância e viaturas e estímulo à agricultura familiar com ações do programa Diques de Produção.

Entrega da escola reformada faz parte da política de investimentos em Educação do Governo

O deputado federal Márcio Jerry prestigiou o evento destacando o exemplo ao Brasil que o governador Flávio Dino representa, em um momento de cortes nos investimentos da educação. “Enquanto o Governo Federal ataca gravemente a educação, o Governo do Maranhão investe. Não há desenvolvimento sem investir na educação e nosso governador é ciente disso. Por isso, aqui em Matinha, mais essa escola é entregue e reforça a política que prioriza esse setor”, pontuou. O secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Tavares, que é da região, também prestigiou o evento.

A Escola Dr. José Conceição Amaral possui três áreas interdependentes, sendo um bloco pedagógico, um bloco administrativo e um bloco de serviço, todos convergindo para um espaço coberto correspondente à área de recreio. Áreas de circulação em cada um dos blocos complementam o projeto estrutural, totalizando 854 m² de área construída. O prédio conta com seis salas de aulas, sala de informática e de leitura.

“Ganhamos outra oportunidade de aprender. A escola onde estávamos não oferecia mais as condições e corríamos até risco, pois o forro estava prestes a cair. Quando soube que seria construída outra escola, fiquei muito feliz e, agora, saber que vou poder estudar em um ambiente melhor, me alegra e dá até mais estímulo”, disse a estudante Ana Lívia, aluna do 9° ano.

Para a estudante Kauane Fonseca, também do 9° ano, a nova escola representa nova jornada. “É muito bom. Com certeza, teremos mais oportunidades com esta nova escola e vir para cá será ainda melhor. O estudo é importante e se temos essa experiência em um local adequado, arejado, com todos os equipamentos, a gente certamente terá mais chances de um futuro melhor”, avaliou a jovem. Na ocasião, os alunos apresentaram à comitiva do Governo do Estado um foguete experimental construído por eles.

Em Matinha, o Governo do Estado já investiu recursos de mais de R$ 1,6 milhão para melhoria da rede física de ensino, além de qualificação e assessoramento técnico pedagógico a mais de 150 profissionais da educação que integram o programa Escola Digna. O Governo garantiu ainda um total de 4.560 uniformes escolares, beneficiando 2.280 alunos.

O plano de recuperação da rede de ensino do Governo do Estado, em parcerias com o município, beneficiou regiões onde antes as realidades vivenciadas pelos estudantes eram difíceis. “Muitos alunos estavam estudando em prédios cedidos, alugados, em condições precárias e salas lotadas. O cenário hoje é de mudança e melhores condições de educação”, reforça o vice-governador. Até o final do ano, o Governo realiza intervenção em aproximadamente mil escolas, com reformas, ampliação e climatização.

Mais fotos:

Fonte: Secap