10/05/2019 3:26 pm

Governo do Estado contempla estudantes de Matinha com entrega de nova escola

unnamed

A Escola Municipal Dr. José Conceição Amaral foi totalmente reconstruída

Mais conforto, qualidade para o aprendizado e dignidade para estudantes do ensino médio da cidade de Matinha, região da Baixada Maranhense. O município foi contemplado com uma nova unidade escolar entregue na manhã desta sexta-feira (10). A Escola Municipal Dr. José Conceição Amaral, localizada na Estrada do Aquiri, bairro Nova Matinha, foi totalmente reconstruída e ganhou novos equipamentos. A obra na escola municipal foi possível com recursos destinados pelo Governo do Estado e integra o planejamento da gestão na melhoria estrutural e material das unidades escolares.

O vice-governador Carlos Brandão esteve presente ao momento e pontuou o avanço do Governo Flávio Dino na área da Educação. “É uma das principais prioridades do governador a área da Educação e que, com sua gama de projetos e programas, contempla todos os municípios do Maranhão. O Governo tem várias ações importantes concretizadas nesta área em Matinha, e mostra o compromisso da gestão com um ensino cada vez de mais qualidade e mais digno para os maranhenses”, disse.

“Hoje é um dia de conquistas. Conseguimos vários benefícios com essa grata parceria entre Matinha e o Governo do Estado. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino por este olhar sensível à nossa população e por somar com as prefeituras para mais qualidade de vida”, reforçou a prefeita da cidade, Linielda Nunes. Na ocasião, a gestora citou iniciativas do Governo que beneficiam o município como o Mais Asfalto, aquisição de ambulância e viaturas e estímulo à agricultura familiar com ações do programa Diques de Produção.

Entrega da escola reformada faz parte da política de investimentos em Educação do Governo

Entrega da escola reformada faz parte da política de investimentos em Educação do Governo

O deputado federal Márcio Jerry prestigiou o evento destacando o exemplo ao Brasil que o governador Flávio Dino representa, em um momento de cortes nos investimentos da educação. “Enquanto o Governo Federal ataca gravemente a educação, o Governo do Maranhão investe. Não há desenvolvimento sem investir na educação e nosso governador é ciente disso. Por isso, aqui em Matinha, mais essa escola é entregue e reforça a política que prioriza esse setor”, pontuou. O secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Tavares, que é da região, também prestigiou o evento.

A Escola Dr. José Conceição Amaral possui três áreas interdependentes, sendo um bloco pedagógico, um bloco administrativo e um bloco de serviço, todos convergindo para um espaço coberto correspondente à área de recreio. Áreas de circulação em cada um dos blocos complementam o projeto estrutural, totalizando 854 m² de área construída. O prédio conta com seis salas de aulas, sala de informática e de leitura.

“Ganhamos outra oportunidade de aprender. A escola onde estávamos não oferecia mais as condições e corríamos até risco, pois o forro estava prestes a cair. Quando soube que seria construída outra escola, fiquei muito feliz e, agora, saber que vou poder estudar em um ambiente melhor, me alegra e dá até mais estímulo”, disse a estudante Ana Lívia, aluna do 9° ano.

Para a estudante Kauane Fonseca, também do 9° ano, a nova escola representa nova jornada. “É muito bom. Com certeza, teremos mais oportunidades com esta nova escola e vir para cá será ainda melhor. O estudo é importante e se temos essa experiência em um local adequado, arejado, com todos os equipamentos, a gente certamente terá mais chances de um futuro melhor”, avaliou a jovem. Na ocasião, os alunos apresentaram à comitiva do Governo do Estado um foguete experimental construído por eles.

Em Matinha, o Governo do Estado já investiu recursos de mais de R$ 1,6 milhão para melhoria da rede física de ensino, além de qualificação e assessoramento técnico pedagógico a mais de 150 profissionais da educação que integram o programa Escola Digna. O Governo garantiu ainda um total de 4.560 uniformes escolares, beneficiando 2.280 alunos.

O plano de recuperação da rede de ensino do Governo do Estado, em parcerias com o município, beneficiou regiões onde antes as realidades vivenciadas pelos estudantes eram difíceis. “Muitos alunos estavam estudando em prédios cedidos, alugados, em condições precárias e salas lotadas. O cenário hoje é de mudança e melhores condições de educação”, reforça o vice-governador. Até o final do ano, o Governo realiza intervenção em aproximadamente mil escolas, com reformas, ampliação e climatização.

Mais fotos:

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana
Fotos: Nael Reis
10/05/2019

Contatos

contatos

Fones:

(98) 3227-7677
(98) 3235-4674

E-mail:

gabinete@educacao.ma.gov.br
ascom@educacao.ma.gov.br

Ouvidoria
(98) 3218-2357/3212-1636
ouvidoria@educacao.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua dos Pinheiros n°15, Qda n° 16, Renascença. CEP 65075-250. São Luís, Maranhão