Em continuidade ao trabalho de revitalização de equipamentos educacionais, o Governo do Maranhão deu início, na manhã desta quarta-feira (4), à obra de reforma do Farol do Saber Sousandrade, localizado no bairro Cidade Operária, na capital maranhense. A obra será executada com mão de obra carcerária, por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Cultura (Secma) e de Administração Penitenciária (SEAP).
Desativado há cerca de 10 anos, o espaço revitalizado vai possibilitar a reabertura desse importante equipamento educacional para que a comunidade possa usufruir, como destaca Janes Dutra, gestora geral do Centro de Ensino João Pereira Martins Neto, escola da rede estadual localizada ao lado do Farol do Saber.
“Essa é uma obra esperada por longas datas por nossa comunidade e hoje com muita alegria recebemos a equipe que fará a revitalização do farol, que servirá para toda a Cidade Operária. Estamos muito agradecidos ao governador e ao secretário por essa obra”, declarou.
O secretário de Educação, Felipe Camarão, reafirmou que o início da obra deste equipamento representa um grande orgulho para todo o governo, pois na região metropolitana de São Luís este era o único Farol que restava para ser revitalizado.
“Com muito esforço, conseguimos recuperar todos os faróis localizados na ilha, o que muito nos orgulha. Estes são espaços que ficaram anos sucateados e abandonados. Recuperá-los e entregá-los para suas comunidades só nos enche de alegria. Mais uma meta cumprida e mais uma biblioteca pública para a população ludovicense, que ainda tem um outro grande marco: toda a reforma será realizada com mão de obra carcerária”, afirmou o secretário Felipe Camarão.
A obra, que será executada com mão de obra carcerária, por meio do Programa Trabalho com Dignidade, receberá investimentos de R$ 120 mil. A previsão é que seja concluída em 90 dias. “Mais um projeto em parceria com a Seduc e Cultura, e um diferencial, pois é a reforma do último Farol”, completou o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.
“A recuperação desse farol, que a população da Cidade Operária tanto almejava, é mais um compromisso do Governo que está sendo cumprido, oportunizando educação e leitura como elementos fundamentais do exercício da cidadania”, reforçou Aline Nascimento, coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado.
Mais reformas de equipamentos educacionais na região
Após a revitalização do Farol do Saber, os detentos trabalharão na reforma do Centro de Ensino Professor João Pereira Martins Neto, escola localizada ao lado do Farol. Em seguida, a equipe fará a quadra poliesportiva com vestiário de outra escola da rede estadual localizada no bairro, o Centro de Ensino José Justino Pereira.
Fonte: Seduc
04/03/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI