22/01/2020 5:03 pm

Governo do Maranhão abre mais de 1.000 vagas para Programa Ejatec

Banner informativo do Ejatec/MA

A partir de agora o Maranhão ofertará Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional. O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, assinou, nesta quarta-feira (22), o edital do Programa Ejatec/MA, que ofertará mais de mil vagas para o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, dentro da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em escolas da rede pública estadual de ensino.

Essa é a primeira vez que o Maranhão lança um edital específico para essa modalidade de ensino. A pré-matrícula online inicia nesta quinta-feira (23) e seguirá até o dia 30 de janeiro. As aulas estão previstas para iniciar no dia 10 de fevereiro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal da Secretaria de Estado de Educação.

O Ejatec é o Ensino Médio ofertado na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional. O Maranhão é o 3º estado da federação a implantar o Ejatec – Paraíba e Rio Grande do Norte já implantaram -, contudo, é o 1º estado do Brasil a implantar o curso de forma 100% presencial.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, destaca que o Maranhão está empenhado na construção de uma educação cada vez mais atrativa e que atenda às necessidades dos estudantes.

“Mais uma conquista importante do governo Flávio Dino, mais uma primeira vez na área da educação, que é a oferta dos cursos de Ejatec pela primeira vez no nosso estado. O Maranhão é um dos primeiros estados do Brasil a fazer essa oferta. Fazer Educação de Jovens e Adultos é um desafio pela elevada taxa de evasão. E possibilitar que os estudantes possam ter acesso a um ensino mais atrativo, que prevê a sua inserção de forma mais qualificada no mundo do trabalho, por meio da oferta de uma prática pedagógica com aproximação da teoria com a prática, é excelente”, realçou Felipe Camarão.

Vagas

Nesta primeira fase, estão sendo ofertadas 1.320 vagas, em 16 escolas da rede estadual, nos municípios de São Luís, Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Timon, conforme edital disponível no site da Seduc.

Outro diferencial do Ejatec/MA é que a grade curricular conta com disciplinas como Projeto de Vida e Projetos Empreendedores, cujo foco principal é levar à sala de aula problemas práticos para que os alunos possam solucionar.

“Essas disciplinas já são integrantes no modelo pedagógico das escolas em tempo integral que temos na rede. Temos parcerias muito importantes na implantação do Ejatec, como o Sebrae e Itaú, que possuem experiência e estão conosco nessa missão de tornar o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos mais atrativos e que atendam as expectativas dos estudantes”, destacou o secretário adjunto de Educação Integral e Profissional da Seduc, André Bello.

Podem se inscrever no Ejatec/MA estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental ou não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Médio, com idade a partir de 18 anos completos ou a completar ainda no 1º semestre de 2020.

Os cursos técnicos integrados à Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio têm duração mínima de dois anos e, ao seu término, o aluno terá concluído o Ensino Médio com habilitação técnico-profissional.

Confira o Edital nº 03/2020

22/01/2020