26/05/2017 11:58 am

Governo do Maranhão lança novos editais para Seletivo Simplificado de formação de Cadastro de Reserva de bolsistas para o Avança

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou novos editais de Processo Simplificado de Seleção Pública para formação de Cadastro de Reserva dos voluntários bolsistas para atuarem no Avança: Programa de Regularização de Fluxo, em 13 municípios maranhenses que aderiram ao acordo de cooperação técnica para a implantação do Programa. As inscrições acontecem no período de 31 de maio (terça-feira) a 2 de junho (quinta-feira).

Os editais contemplam os municípios de Marajá do Sena, Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Santo Amaro, Amapá do Maranhão, Araioses, Belágua, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, de Governador Newton Bello, Milagres do Maranhão e Santa Filomena.

O Programa Avança foi lançado pelo Governo do Maranhão com o objetivo de aumentar a taxa líquida de escolarização das redes públicas de ensino fundamental no Estado e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais dos municípios maranhenses. Os municípios maranhenses que aderiram ao ‘Programa Avança’, receberão ações de intervenção pedagógica para corrigir a defasagem idade-ano escolar de estudantes de suas redes municipais. O programa é desenvolvido em regime de colaboração com os municípios.

O Processo Simplificado de Seleção Pública dos voluntários bolsistas consistirá na avaliação Curricular de Títulos e Experiências Docentes em Ensino Fundamental, realizado em etapa única e não haverá pagamento de taxa de inscrição. Podem concorrer às vagas, professores em efetivo exercício docente, que atuem na Educação Básica, preferencialmente na rede pública municipal ou estadual.

Após a seleção dos professores, a Seduc capacitará esses profissionais para que sejam mediadores de intervenção pedagógica com os alunos das redes municipais.

A Secretaria dará suporte com fornecimento de material de apoio didático aos estudantes, orientação às Secretarias Municipais para organização das turmas de regularização de fluxo, além de realizar acompanhamento e monitoramento do programa, com a inserção de Articuladores Pedagógicos Municipais e Regionais.

Os referidos editais estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico www.educacao.ma.gov.br.