25/09/2017 11:59 am

Governo e parceiros promovem Semana da Pessoa com Deficiência

Com o tema ‘Protagonismo e Empoderamento do público-alvo da Educação Especial: sujeitos de sua própria história’, o Governo do Estado promove, até quinta-feira (28), a V Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/ Superdotação. A edição deste ano contará com atividades nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e literatura.

A Semana é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio da Promotoria Especializada em Educação e Promotoria Especializada nos Direitos da Pessoa com Deficiência, Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (Sedel).

O objetivo é promover o debate, o diálogo e reflexões entre professores e demais profissionais da educação sobre a importância da participação das pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação na sociedade, com o intuito de conscientizar quanto aos direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades/superdotação e, principalmente, estimular o protagonismo e o empoderamento como sujeitos de sua própria história.

Com ampla programação, as atividades serão realizadas em locais distintos: auditório do Palácio Henrique de La Roque (Calhau) e no Centro de Ciências Humanas (CCH), no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Centro Especializados e Núcleo de Altas Habilidades/ Superdotação.

Entre os destaques na programação: o I Encontro Ludovicense de Professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado), que acontecerá às 8h30 desta terça-feira (26), na UFMA; e a palestra “Paradesporto no Maranhão: desafios e possibilidades”, às 14h30, também na Universidade.

Programação:

25/09 (segunda-feira)

Local: Auditório do Palácio Henrique de La Roque 14h – Palestra: A capacitação profissional da pessoa com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho: Experiência exitosa;
15h30 – Palestra: Política Públicas de Inclusão para pessoa com Deficiência;

26/09 (terça-feira)

Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH-UFMA)
8h30 – I Encontro Ludovicense de Professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado);
10h – Palestra: A mediação em Vygotsky e o Atendimento Educacional Especializado;
Exposição de Trabalhos
Banners
Exposição de Recursos Didáticos Acessíveis
14h – Palestra: Paradesporto no Maranhão: desafios e possibilidades.

27/09 (quarta-feira)

Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH-UFMA)
9h – Palestra: Afetividade, sexualidade e deficiência: direitos e possibilidades;
10h30 – Palestra: Inclusão pela Leitura.

28/09 (quinta-feira)

7:30h às 11:30h  e das 13:30 às 17:30h – Visita aos Centros Especializados e Núcleo: Pe. João Mohana (bairro Vinhais), Helena Antipoff (bairro Ipase), Núcleo de Atividades de Altas habilidades/ Superdotação- NAAH/S (bairro Cohab) e Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Surdez – CAS/MA (bairro Alemanha)

SERVIÇO

• O QUÊ? Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/ Superdotação
  • QUANDO? Nesta semana, até quinta-feira (28)
  • ONDE? Auditório do Palácio Henrique de La Roque (Calhau), Centro de Ciências Humanas (CCH), no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Centro Especializados e Núcleo.

Contato:
Ascom Seduc – (98) 3221 8546