24/09/2017 8:15 am

Governo e Prefeitura anunciam preparativos para a 11ª Feira do Livro de São Luís

felis

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís iniciaram o planejamento das ações para a 11ª edição da Feira do Livro de São Luís, a FeliS, maior evento literário e cultural da capital maranhense. O evento será realizado do dia 10 a 19 de novembro, na Praia Grande (Centro Histórico).

A FeliS funcionará das 10h às 22h e terá uma vasta programação com palestras e apresentações culturais, lançamentos de livros, exposição, espaço infantil e uma série de atividades literárias com convidados de renome nacional.

Este ano a feira terá como patrona Maria Firmina dos Reis e o tema será ‘Maria Firmina dos Reis e a Literatura Feminina’. Uma homenagem à escritora maranhense considerada a primeira romancista brasileira.

“A FeliS fomentará a reflexão acerca da questão de gênero e dos aspectos étnicos raciais e do protagonismo feminino revelado pela singularidade da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis. Para tanto, o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís estão trabalhando com apoio de diversas instituições, entidades e empresas parceiras para fazer desta edição um marco para a cidade, fortalecendo a cultura maranhense e levando conhecimento para o público de todas as idades”, destaca o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“É um evento com multiplicidade de ações, a 11ª edição da FeliS objetiva a promoção do conhecimento e a valorização de suas vertentes. É um espaço de inclusão, de acesso garantido a todos e todas, com vivências e experimentos diversos”, pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, também destacou a importância da FeliS. “A Feira do Livro de São Luís já faz parte do calendário oficial de eventos do Maranhão. Por meio dela, movimentamos a economia criativa, desenvolvemos atividades de incentivo à leitura e reconhecemos os escritores maranhenses”, ressaltou.

O evento terá a correalização do Serviço Social do Comércio (SESC), a parceria da Academia Ludovicense de Letras, Academia Maranhense de Letras, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão, Associação dos Escritores Independentes e o patrocínio das empresas Vale e Potiguar, além do apoio de outras organizações e entidades.

Maria Firmina dos Reis

A escritora maranhense Maria Firmina dos Reis ganhou notoriedade por sua ousadia, originalidade e pioneirismo no cenário literário nacional destacando-se como contista, folclorista, poetisa, abolicionista, compositora e primeira romancista brasileira. A feira prestará uma homenagem à Maria Firmina dos Reis e à Literatura Feminina, lançando um olhar para vida e obra da primeira romancista negra do Brasil, que abordou temas complexos para o contexto social em que viveu, subvertendo uma ordem imposta que segregava a mulher. Sua trajetória de vida transcende o próprio percurso histórico, configurando-se até hoje, uma personalidade literária que enaltece o gênero feminino.