28/03/2017 5:17 pm

Governo e Prefeitura realizam seminário de encerramento do Pnaic

foto 2 - pnaic

O Governo do Estado e Prefeitura de São Luís realizaram no sábado (25), no colégio Cintra, escola da rede estadual de ensino, localizada no bairro Anil, seminário com o tema: “A criança e os direitos de aprendizagem”. O evento marca o encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), edição 2016, que envolveu profissionais das redes estadual e municipais em todo o Maranhão.

Como parte da programação de encerramento da edição 2016 do programa, o seminário contou com a participação de professores, alfabetizadores, coordenadores e orientadores de estudo socializaram conhecimentos e experiências vivenciadas a partir das formações realizadas no período de novembro de 2016 a março de 2017. Além de São Luís, outros municípios maranhenses também estão realizando seminários locais do Pnaic.

foto 1 - pnaicAo todo, no estado do Maranhão as ações do PNAIC 2016, envolveram aproximadamente 20 mil professores, alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, orientadores de estudo, coordenadores locais e 203 municípios cadastrados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do MEC.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Nessa perspectiva, foi estabelecida como eixo principal, a formação continuada de docentes com o apoio de material específico, como estratégias para alcance desses objetivos, sendo complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos para uso com as crianças, avaliação e controle social, e mobilização.

Em 2016, foi lançado o ‘PNAIC em Ação’, propondo para o trimestre final, um esforço concentrado na implementação de estratégias didático-pedagógicas que promovessem às crianças a consolidação das competências e das habilidades de Leitura, Escrita e Matemática previstas para serem alcançadas em cada ano do Ciclo de Alfabetização.