13/05/2019 4:39 pm

Governo entrega a sindicato dos professores documento com propostas em atendimento à pauta da categoria

16072_whatsapp_image_2019_05_13_at_11.28.14_1_7358550815084508074

Direção da Seduc reunida com direção do Sinproesemma sobre pauta para 2019

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o subsecretário Danilo Moreira, se reuniriam, nesta segunda-feira (13), com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). A reunião contou com a presença de membros, da capital e do interior do estado, da Diretoria Executiva do sindicato.

Na oportunidade, o secretário Felipe Camarão entregou à diretoria do sindicato um documento formal com 13 propostas do governo com base na pauta da categoria para 2019. Alguns desses itens já estão em andamento, como por exemplo: a implantação do Curso de Tecnólogo superior em Processos Escolares para funcionário de escola; a implantação da formação continuada, em todas as áreas, como política permanente na rede estadual de ensino; a garantia de condições dignas de trabalho com melhorias na estrutura material e física das unidades escolares; celeridade na emissão das portarias dos servidores que já preenchem os requisitos para aposentadoria e a garantia de condições dignas de trabalho com melhorias na estrutura material e física das unidades escolares.

Neste último ponto, vale lembrar que, atualmente, 72 obras de requalificação dos espaços escolares estão em andamento e em fase de conclusão. Além disso, cerca de 900 obras entre construção, reconstrução e revitalização de equipamentos educacionais já foram executadas nos quatro primeiros anos da atual gestão.

gds

Secretário Felipe Camarão entrega documento formalizando propostas para educação ao Sinproesemma

Outro item importante que consta no documento apresentado pelo governo é a garantia da unificação de duas matrículas de acordo com o interesse do professor e o arquivamento dos processos por acúmulo de matrícula, em andamento.

“Dos 28 pontos da campanha salarial do sindicato, apresentamos a proposta para 13 itens que representam ganhos significativos para a categoria. Inclusive uma das bandeiras de luta do sindicato, que é a unificação de matrículas. E mais, garantimos a abertura para continuar dialogando sobre os demais pontos que não foram atendidos hoje. Avançamos muito, e agora, de uma forma democrática e republicana, esperamos uma deliberação soberana da categoria. Mas, temos convicção de que estamos em um bom caminho, que é o do diálogo franco, transparente, honesto e aberto. Diante dessa situação que o Brasil vive, e o Maranhão não está fora, mostramos mais uma vez que temos condições de avançar no nosso estado. A mesa de diálogo é permanente e avançaremos ainda mais”, destacou Felipe Camarão.

Para a direção do sindicato, a reunião foi importante porque formaliza a proposta do governo trazendo pontos importantes que serão analisados pela categoria.

“Essa contraproposta será submetida à avaliação da direção do sindicato e, em seguida, levaremos à categoria como um todo. Vale pontuar que aqui tem um entendimento do sindicato e da Seduc no sentido de ter essa mesa permanente de negociação, no tocante aos pontos de impactos financeiros. Mas, já tendo de imediato o atendimento de outros pontos que são muito importantes, como unificação de matrícula, formação continuada, emissão das portarias de aposentadoria, segurança nas escolas, enfim, pontos que discutimos e amadurecemos e levaremos agora para a análise da categoria. Do ponto de vista do que pode ser atendido agora, representa avanço porque enxugamos uma boa parte da pauta”, destacou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
13/05/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI