10/05/2018 11:35 am

Governo entrega duas escolas e um Farol do Saber reformados no Médio Sertão Maranhense

fachada do C.E. Anália Neiva - Nova Iorque 1

Fachada do C.E. Anália Neiva

Em continuidade ao cronograma de obras o Governo do Estado entregará, nesta sexta-feira (11), três equipamentos educacionais totalmente reformados e revitalizados nas cidades de Pastos Bons e de Nova Iorque do Maranhão. Juntas, as obras executadas por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra) somam um investimento de quase R$ 3,5 milhões.

Na sede de Nova Iorque do Maranhão, o Centro de Ensino Anália Neiva, construído em 1969, em 49 anos nunca havia passado por uma reforma significativa. Com isso, a estrutura do prédio encontrava-se com em estado precário, o que desanimava a comunidade escolar.

Com investimento na ordem de R$ R$ 1.520.741,61, o prédio escolar foi totalmente reformado do telhado ao piso. Além disso, a escola ganhou sala de professores, sala de diretor e um pequeno auditório. Também foi instalada uma subestação de energia que já garantiu a climatização de todas as salas. E a comunidade escolar, antes triste, receberá uma nova escola, agora, digna.

Sala de aula do Centro de Ensino Anália Neiva, em Nova Iorque

“A gente não tinha mais esperança que a escola fosse reformada. Mas, veio o governador Flávio Dino e trouxe essa reforma para nós. Agora, estamos felizes, porque temos uma escola verdadeiramente digna. A cidade inteira passa e quer entrar para olhar, porque a escola está realmente linda”, concluiu a gestora geral Ana Maria Moura.

Na cidade de Pastos Bons, a mudança também chegou para a comunidade escolar do C.E. Ribamar Torres. A escola construída em 1982 estava há 20 anos sem reforma e com a estrutura totalmente comprometida.

A reforma recebeu investimento na ordem de R$ R$ 1.562.788,38, garantindo praticamente a reconstrução do prédio. Foram trocados telhado, piso, revestimento e instalações elétricas e hidráulicas, reconstrução de banheiros com instalação de louças novas, entre outros. Também foi totalmente climatizada, ganhou Laboratório de Ciências da Natureza, sala de professores, sala de recursos multifuncionais, biblioteca e um pequeno auditório.

Também foi instalada uma subestação de energia que já garantiu a climatização de todas as salas. E a comunidade escolar, antes triste, receberá, praticamente, uma nova escola.

“Esta reforma transformou a escola em um espaço acolhedor, arejado, salubre, digno, na essência da palavra. E isso, com certeza, vai impactar no resultado do processo de ensino e aprendizagem. Estamos felizes e realizados”, disse a gestora geral Maria Carlese Camapum.

Farol do Saber em Pastos Bons

Também, na cidade de Pastos Bons, será entregue totalmente revitalizado o Farol do Saber Professora Maria Dolores Coelho Costa. A obra foi realizada por meio de parceria entre a Seduc, Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e a Prefeitura de Pastos Bons.

O Farol recebeu serviços de troca de piso, do forro PVC, de instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, climatização, dentre outros reparos. A Sectur garantiu todo mobiliário, além da renovação do acervo da biblioteca/Farol, que, agora, terá livros mais atrativos para a comunidade local.

O prédio do Farol do Saber de Pastos Bons, assim como a maioria dos outros 117 existentes no estado, estava com a estrutura comprometida, devido há muito tempo não passar por reformas.

SERVIÇO

• O QUÊ? Entrega de duas escolas e Farol do Saber reformados no Médio Sertão Maranhense
  • ONDE? Pastos Bons e Nova Iorque do Maranhão
  • QUANDO? Sexta-feira (11), às 14h (Pastos Bons) e às 16h (Nova Iorque do Maranhão)
  • Contato: Ascom/Seduc (3221-8546) / 98 98432-9119 (Rafael/Ascom).

10/05/2018