12/06/2019 4:45 pm

Governo entrega escola em tempo integral reformada e escola digna construída em Viana e Cajari

16783_inauguracao_escola_digna_centro_educa_mais_dom_hamleto_angelis_viana_32_2904560659425481523

Estudantes do Centro Educa Mais Dom Hamleto de Angelis, recebem a comitiva da educação em sua nova biblioteca, completamente reformada

Manhã especial para as crianças e adolescentes dos municípios de Viana e Cajari, que receberam, nesta quarta-feira (12), suas escolas dignas. Em Cajari, no povoado Santa Rosa, a Escola Municipal Santa Rosa foi construída em substituição à antiga, que não tinha estrutura para funcionamento. Já em Viana, o Centro Educa Mais Dom Hamleto de Angelis recebeu sua primeira reforma estruturante após 20 anos de espera.

O primeiro bispo de Viana, Dom Hamleto de Angelis, quando vivo, sempre se preocupou com a educação das crianças e jovens do município. Hoje, a escola em tempo integral, que leva o seu nome, foi entregue pelo Governo do Estado à comunidade escolar, completamente reformada e ampliada.

O Centro de Ensino em Tempo Integral, que funciona no bairro do Vinagre e atende 300 estudantes, estava, há 20 anos, sem intervenções estruturais. “Essa escola formou gerações de vianenses desde os anos 80 e sempre foi referência no ensino. Desde quando viemos para esse prédio nunca tinha tido uma reforma, apenas pintura. Agora não, agora nós temos uma escola reformada, com laboratórios, biblioteca, salas com ar condicionados, refeitório amplo e um ambiente novo e agradável para os nossos professores e estudantes”, afirmou o gestor geral José Maurício.

fdsa

Novos laboratórios totalmente reequipados para os estudantes do Centro Educa Mais Dom Hamleto de Angelis, em Viana

“O que eu mais gostei na reforma foi sem dúvida os laboratórios, porque assim vamos poder aprender na prática. A biblioteca também ficou maravilhosa, como sou uma leitora voraz, já quero ler todos os livros novos”, disse a estudante da 1ª série do Ensino Médio, Letícia Barros.

Para a presidente do Grêmio Estudantil, Adylla Thayná Diniz, estudar no Centro Educa Mais Dom Hamleto de Angelis é um sonho realizado e na inauguração ela leu uma carta em agradecimento.

“Há um tempo, as pessoas mandavam seus filhos para São Luís para estudarem o ensino médio, pois não tínhamos uma escola tão digna de respeito e conhecimento. Agora essa é uma escola que realmente abre portas para quem quer realmente ser protagonista. Quero agradecer pela enorme oportunidade de me sentir em casa, e de ganhar várias chaves para passar por várias portas daqui para frente. Obrigada ao governador Flávio Dino por nós dar a oportunidade de realizar os nossos sonhos e as nossas vocações e por capacitar os melhores professores para nos orientar”, disse Adylla Thayná Diniz.

A obra de reforma e ampliação recebeu o investimento de R$ 1.643.526,38, que permitiu a requalificação do espaço escolar, com troca de telhado, forro, piso, reboco, reconstrução de estruturas de alvenaria, colocação de revestimento, substituição de instalações elétricas e hidráulicas. Os banheiros ganharam louças e cara novas. Foram construídos o refeitório, a cozinha e dois novos laboratórios, outros dois foram reformados e ampliados.

Presentes na cerimônia, os secretários de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça; o prefeito de Viana, Magrado Barros e autoridades locais.

“Estamos muito felizes de entregar a primeira escola em tempo integral de Viana e a segunda da região. Isso significa dar oportunidade para esses estudantes serem quem eles quiserem. Agradeço, em nome do governador Flávio Dino, a acolhida e carinho dos vianenses. Esta é a quarta escola entregue nesta semana, e ainda teremos mais duas. Queremos chegar até o final do mês com 20 a 25 entregas”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.

“A parceria com o Governo do Estado tem sido muito importante para nós, vianenses. Viana inteira agradece todos os dias o governador Flávio Dino por todas as obras que tem trazido. Agradeço pela primeira escola em tempo integral da nossa cidade”, agradece o prefeito Magrado Barros.

“Essa escola é a primeira em tempo integral na região dos campos e lagos e tem uma conotação histórica, visto todo o potencial que essa regional tem. O olhar do governador Flávio Dino para a região é fundamental e o Governo do Maranhão está de parabéns, e, assim, a gente consegue dar passos significativos na educação da baixada”, falou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça.

Escola Digna transforma comunidade de Santa Rosa, em Cajari

sasa

Secretário Felipe Camarão com estudantes da EM Santa Rosa, em Cajari

As famílias de Santa Rosa, povoado pertencente ao município Cajari, rompeu, nesta quarta-feira (12), um ciclo de pelo menos quatro décadas sem um prédio escolar adequado. A página na história da comunidade de origem quilombola virou com a entrega da Escola Municipal Santa Rosa, unidade do Programa Escola Digna e ação estratégica do Mais IDH, criado pelo Governo do Estado.

“A partir desta data, temos um ambiente acolhedor, porque é aqui que transformamos a vida dos alunos. Aqui vai haver um bom processo de ensino e aprendizagem, vamos formar cidadãos críticos e reflexivos, para contribuir com a comunidade, o Maranhão e o Brasil”, disparou o professor Enoque Santana, que leciona para os estudantes da comunidade desde 2014, quando foi convocado para assumir o cargo após concurso público.

“Cheguei aqui e era um dilema muito grande, a gente não podia colocar em prática o que aprendeu na faculdade, porque não havia condições para uma boa aula, mas agora terá, principalmente porque podemos trazer até projetor, fazer até uma aula diferente”, destacou.

“Nós passamos muitos anos isolados, sem estrada, água encanada, energia e, quando alguém ‘caía doente’, a gente tinha que levar numa rede até a ‘BR’. Mas, as coisas vieram. E, hoje, a Escola Digna, feita por um governo que olha pelos mais pobres. Obrigado, governador Flávio Dino, pela oportunidade que o senhor deu às nossas crianças”, realçou a gestora da Escola Municipal Santa Rosa, Maria Domingas Travassos.

Felipe Camarão destacou as ações do governo no município na área de educação, tais como: lancha e ônibus para transporte dos estudantes, reforma da escola estadual na sede e, agora, a nova escola digna, além de mais uma unidade que está em fase de conclusão no povoado Marajá.

“Esse é o diferencial do Governo Flávio Dino, chegar onde as pessoas mais precisam, nos lugares mais longínquos do Maranhão. A partir de agora vocês terão todas as condições de ensinar coisas melhores para as crianças. Essa escola é de vocês! Para nós, é uma imensa alegria ver gratidão no olhar de cada um de vocês”, ressaltou o secretário.

“Hoje, estamos muito felizes porque as crianças terão um lugar digno para estudar. Nossa imensa gratidão ao governador Flávio Dino, que tem nos apoiado e trazido muito benefícios para Cajari”, disse a prefeita Camyla Jansen.

O senhor Dico Bastos, morador há mais de 40 anos do povoado, foi o responsável pela doação do terreno para construção da escola. “A gente via o sofrimento dessas crianças e sempre quis ajudar a comunidade, arrumava um lugar aqui outro ali para eles ficarem e assim foi até hoje. Espero que nossa comunidade continue melhorando”, afirmou.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira e Raphael Garreto
Fotos: Antônio Martins e Cinaldo Oliveira
12/06/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI