8/12/2017 9:24 pm

Governo entrega primeira escola de Educação do Campo em Assentamento

Governador Flávio Dino e autoridades no descerramento da placa

“Agora a gente tem a força do Estado no campo”, disparou a professora Maria Leomar Pereira de Sousa, durante a entrega da Unidade Integrada Roseli Nunes, primeira escola da Educação do Campo em área de Assentamento, entregue pelo governador Flávio Dino, nesta sexta-feira (8), no PA Cigra – Vila Kênio, no município de Lagoa Grande.

“Para muita gente, ter uma escola com uma geladeira, um freezer, sala de aula equipada parece pouco, mas para nós do campo representa muito. Hoje o governo Flávio Dino deixa sua marca na história da Educação do Campo do Maranhão”, revelou a educadora.

A escola começou a funcionar no de 2006 em um barracão de taipa erguido pelos próprios alunos. Uma deles é Damião Gomes da Silva Júnior, que atualmente cursa Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Agrárias.

“Quando a gente começou era uma situação de difícil, muito calor. As aulas eram num barracão. Hoje a gente só tem a agradecer. Meu objetivo é passar meus conhecimentos adquiridos na faculdade para os alunos daqui”, ressaltou Damião, que faz estágio na escola.

A inauguração da UI Roseli Nunes ocorreu em uma data simbólica para a comunidade. É que  há 23 anos foi assassinado naquele assentamento o agricultor Josiel Alves Lima, vítima de conflito agrário pela posse da terra. “Sinto-me feliz hoje porque olhando para o passado e vendo uma escola com uma estrutura dessa com internet é motivo de alegria. Desejo sucesso aos colegas que ganharam essa escola”, contou emocionado o filho Josivan Lima.

O conselheiro tutelar Josivan Lima, residiu no assentamento por 10 anos. “A gente tinha que andar quase 3 km para pegar um ‘pau de arara’ para estudar na cidade. A gente só chegava  início da madrugada em casa e bem cedo já tinha que estar na roça. Essa era rotina de centenas de muitos alunos daqui”, revelou.

“A entrega dessa escola é o sinal de desenvolvimento e da nossa luta no combate à desigualdade social. Hoje estamos inaugurando uma parte da escola e vamos fazer a outra metade, a partir de janeiro, que é o alojamento e o dormitório para os alunos, e espaço para o esporte, o próximo passo dessa conquista. É dever do Estado garantir a educação de qualidade”, destacou o governador Flávio Dino.

Atualmente a escola beneficia 100 alunos de quatro municípios: São Roberto, Itaipava do Grajaú, Lagoa Grande e Arame. A perspectiva é ampliar a matrícula para 150 e atender mais um município que é Marajá do Sena.

“É mais um marco do governo Flávio Dino, que está levando dignidade e justiça social com o Programa Escola Digna em todas as regiões do estado. A comunidade escolar do Assentamento Cigra vive, a partir de hoje, uma nova história na formação educativa de seus filhos”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O Projeto de Assentamento (PA) Cigra é formado por 12 comunidades com mais de mil famílias, distribuídas em 24 mil hectares de terra. O Assentamento foi criado em 1995. “A escola está dentro desse projeto de desenvolvimento agrário”, concluiu Jonas Borges da direção estadual do MST.

Fotos/Antônio Martins