10/07/2020 4:19 pm

Governo entregou mais quatro Escolas Dignas nesta sexta-feira (10)

Escolas que antes funcionavam em barracões ou e outras estruturas inadequadas, insalubres e desconfortáveis, agora podem ser chamadas de Escolas Dignas. A mudança chegou para quatro comunidades rurais dos municípios de Araguanã, Brejo, Junco do Maranhão e Centro Novo do Maranhão onde, nesta sexta-feira (10), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou quatro unidades escolares construídas (03) e reformada (01) pelo Programa Escola Digna, pondo fim a anos de precariedade.

Em Brejo, foi entregue a obra de reforma e ampliação do prédio onde funcionam o Centro de Ensino Cândido Mendes – Anexo Palestino, escola de Ensino Médio da rede estadual, e a U.I. Prefeito Elias, Ensino Fundamental da rede municipal.A obra, realizada em parceria com a prefeitura, garantiu a construção de mais duas salas de aula e o refeitório, a recuperação do telhado, colocação de forro PVC, melhoria dos banheiros, substituição do piso e das instalações elétricas. Além de ter recebido climatização e mobília nova.

A ação vai beneficiar 383 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino, e 170 estudantes do Ensino Médio, no turno noturno.

A entrega simbólica da chave foi feita pelo Secretário Felipe Camarão, que esteve acompanhado do Deputado Estadual Marcos Calda, do Prefeito José Farias de Castro, da Secretária Municipal de Educação Anna Claudia, entre outros.

“Mesmo diante de tudo o que estamos vivendo, o governo do estado cercou-se das medidas sanitárias e protocolos necessários para seguir trabalhando firme na infraestrutura escolar, para garantir espaços adequados para a aprendizagem os estudantes maranhenses, porque a infraestrutura também ajuda. Só hoje o governo do estado entrega quatro Escolas Dignas, em Araguanã, Junco do Maranhão, Centro Novo do Maranhão e Brejo, onde represento o governador Flávio Dino nas comemorações simbólicas dos 150 anos da cidade. Seguimos forte, porque acreditamos que a educação é um dos caminhos para vencermos, inclusive essa pandemia”, destacou Felipe Camarão.

“A importância desse momento é indescritível, pois era algo que tanto nós professores, quanto os alunos, almejávamos há muito tempo. E receber uma escola do porte que estamos recebendo hoje, é muito gratificante. Os alunos terão um outro incentivo daqui para frente, porque hoje a escola oferece estrutura adequada”, destacou Audiléia Carvalho Sousa, gestora geral U.I. Prefeito Elias.

“É sonho para nós, porque antes não era assim. Na minha sala só tinha dois ventiladores para 36 alunos. A gente tinha que chegar cedo para sentar onde tinha ventilador. Agora tem ar condicionado, é muito bacana”, disse Evellin Jasmim, estudante do 7º ano.

Já em Junco do Maranhão, foi entregue à comunidade de Nova Vida, localizada a 9 quilômetros da sede do município, o novo prédio da Escola Municipal Tiradentes. Era um sonho antigo da comunidade, que durante anos viu seus filhos estudarem em escolas improvisadas em estruturas inadequadas. Agora, os 102 estudantes matriculados na unidade escolar poderão desfrutar de uma estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem.

Mesmo sem festa e solenidades, a entrega da escola encheu a comunidade de felicidade e contentamento. “São muitos sentimentos que a comunidade tem nesse momento. Primeiro, gratidão a Deus. Depois, aos gestores, por terem olhado para esse povoado, que é pequeno e carente. A gente tinha um prédio muito acanhado, os improvisos se prolongaram por muitos anos. E hoje, o que a gente consegue olhar nos olhos de cada pai, de cada estudante, é um sentimento de orgulho e felicidade, por termos sido enxergados. O sentimento é de pura gratidão”, disse a professora Jacyara Corrêa Lima, Gestora da escola.

“Nós tínhamos uma escola que oferecia pouco incentivo para os estudantes e professores. Não tinha uma estrutura adequada. E quando o governo do Maranhão chega com essa parceria ele traz dignidade, traz incentivo para a comunidade escolar. E a gente já percebe a mudança na autoestima dos moradores. Nós somos muito gratos ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão, por essa parceria transformadora”, enfatizou Francisca de Jesus Medeiros de Paula, Secretária Municipal de Educação de Junco do Maranhão.

Já em Araguanã, os beneficiados foram os 42 estudantes da comunidade do Assentamento Boa Esperança, que recebeu a Escola Municipal Santa Rosa novinha e mobiliada, pronta para funcionar. A Escola Digna que os moradores tanto esperavam, substituiu o antigo prédio insalubre, de uma sala de aula improvisada, com mobília inadequada.

“Muita coisa muda quando a comunidade recebe uma escola como esta. A primeira, é a dignidade que chega e transforma a autoestima da comunidade, das crianças. Para nós, é uma grande conquista essa escola que foi doada pelo governador Flávio Dino, porque a comunidade necessitava e tinha um anseio muito grande. Nós temos uma extensão territorial muito grande, e nem sempre as ações da gestão conseguem chegar a todos os lugares, com rapidez. E quando o governo estende a mão, atende a um pedido da gestão municipal, isso tem um valor gigantesco”, pontuou Flávia Iza Teixeira da Silva, secretaria municipal de educação de Araguanã.

Em Centro Novo do Maranhão, o governo entregou o Centro de Ensino Júlia de Vasconcelos à comunidade do Assentamento 50 da Nena, que fica a 54 quilômetros da sede do município. O novo prédio foi construído em substituição à antiga estrutura de um cômodo. Para os mais de 200 estudantes matriculados, é mais conforto e dignidade que chegam para favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

Em Araguanã e Junco do Maranhão, as Escolas Dignas foram construídas no padrão de duas salas, secretaria, cozinha, pátio interno, banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas com deficiência. Já em Centro Novo do Maranhão, o prédio construído tem quatro salas de aula. Juntas as três unidades escolares construídas pelo Programa Escola Digna somam investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão.

 


FONTE: Seduc
TEXTO: 
REGINA SOUSA
FOTOS/ 
LAURO VASCONCELOS E DIVULGAÇÃO
10.07.20

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI