22/02/2017 2:47 pm

Governo finaliza escutas pedagógicas com a participação de 2,5 mil professores em 18 regionais

Bacabal

Professores atentos a Escuta Pedagógica

Um total de 2.567 professores da rede estadual de ensino participou diretamente das Escutas Pedagógicas em 18 Unidades Regionais de Educação do estado. Esse foi o saldo positivo registrado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), após as escutas, que tiveram início dia 9 e encerram nesta terça-feira (21) em Zé Doca, São João dos Patos, Açailândia, simultaneamente.

foto 3 - ze doca

Escuta Pedagógica URE Zé Doca

“As escutas realizadas nas regionais foram importantes para dar fala aos professores, equipe e gestores. É muito interessante saber como a gente se comporta, o que a gente discute na sala dos professores, a partir desse discurso podemos pensar no que é mais importante, que são as ações estratégicas que de fato atenuam os problemas que vêm dificultando o desenvolvimento da educação básica no Estado do Maranhão”, avaliou o professor de Geografia, Igor de Araújo Pinheiro, do C.E. Isa Raposo Borba Guimarães, município de Mirador, regional Zé Doca.

A professora Fernanda Maciel, de Balsas, realçou que a troca de experiências entre os educadores foi fundamental para o sucesso das escutas. “Um momento como esse, para nós professores da rede estadual, é imprescindível, justamente para que possamos discutir os nossos problemas diários. Esse momento de escuta, como o próprio nome já diz, nos leva a externar nossas dificuldades e juntamente com os outros colegas vemos aqui exemplos, modelos, que podemos compartilhar como experiências, tanto positivas como negativas”, destacou.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, as escutas conseguiram alcançar os objetivos propostos, com ampla participação dos educadores. “Durante as escutas, que percorreram as regionais de todo o estado, os professores relataram suas vivências da sala de aula, trouxeram sugestões a respeito do planejamento, formação continuada e, sobretudo, discutiram e encaminharam proposições para melhorarmos os índices educacionais e a qualidade do ensino. Todos ganharam, mas os principais beneficiados foram os nossos alunos”, apontou.

Escuta Pedagógica em Imperatriz

foto 1 - imperatriz

Escuta Pedagógica URE Imperatriz

Em Imperatriz, a Escuta Pedagógica reuniu professores dos 35 centros de ensino, localizados em 15 municípios, que fazem parte da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). O encontro aconteceu em dois momentos na segunda-feira (20): pela manhã, no CE Nascimento de Moraes e à tarde no auditório da UREI.

Na regional participaram a secretária Adjunta de Gestão das Regionais de Educação (SAGRE), professora Rosyjane Paula Farias Pinto, representando o secretário Felipe Camarão; o superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Claudinei Rodrigues; e o supervisor de Avaliação da Seduc, professor Pedro de Alcântara; além da gestora Regional, Orleane Santana, e da diretora de Educação, Suelly Leal.

Para Arthur Pires Nogueira, professor de espanhol do C.E. Mourão Rangel, a Escuta Pedagógica é uma oportunidade de repensar as verdadeiras necessidades da Educação, não só em termos de infraestrutura, mas também nos aspectos pedagógicos. “Este é um importante momento onde abrimos os nossos olhos para novas perspectivas educacionais e de forma que o governo do estado tenha acesso aos nossos anseios e necessidades em nossa prática pedagógica”, disse.

Deise Cortez, professora de História e de Atendimento Educacional Especializado no C.E. Fortunato Moreira Neto, município de Porto Franco, ressaltou que a iniciativa do governo é importante porque aproxima os professores do processo de construção das políticas públicas. “Isso é fundamental porque podemos avaliar o processo educacional, junto com o governo, na busca de melhorias, para que os investimentos possam ser realizados exatamente onde há necessidades”, ponderou.

Para a gestora escolar do Centro de Ensino Nova Vitória, em Imperatriz, professora Francisca Célia Chaves Rocha, a Escuta Pedagógica é um marco significativo na educação do Maranhão. “Nessas proposições, o professor diz de que forma, como ele deseja a melhoria da qualidade do ensino no nosso Estado”, comentou.

A Secretária Adjunta de Gestão das Regionais de Educação, professora Rosyjane Paula, que coordenou a Escuta Pedagógica na Regional de Imperatriz, afirma que “o direcionamento do Governador Flávio Dino é ouvir os professores, sendo esta uma oportunidade de se repensar e construir políticas públicas educacionais do ponto de vista dos educadores”, salientou.

No dia 6 de março, a Seduc realizará a Escuta Pedagógica na capital maranhense, com a participação dos professores lotados na Unidade Regional de Educação de São Luís, que compreende também os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Alcântara e Raposa.

Fotos/Divulgação