20/10/2016 7:42 pm

Governo fortalece assistência a municípios para elaboração dos planos de carreira e monitoramento dos planos de educação

LVS_7607
Técnicos das redes municipais de ensino participaram, nesta semana, de encontro formativo da Rede de Assistência Técnica para a elaboração ou adequação dos Planos de Carreira e Remuneração e da Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação. O evento aconteceu no Colégio Militar Tiradentes I e reuniu cerca de 100 municípios.

A ação formativa foi desenvolvida junto aos municípios que não participaram das formações regionais realizadas entre abril e setembro deste ano. O objetivo foi proporcionar às equipes técnicas das redes municipais, as orientações necessárias para elaboração e adequação dos Planos de Carreira e Remuneração e ao processo de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação.

Ao todo, foram 16 horas para cada Rede de Assistência Técnica. Na segunda-feira (17) 84 municípios da rede de Planos de Carreira e Remuneração (PCR) participaram do encontro, e na terça-feira (18), foi a vez de 70 municípios assistidos pelo Estado em seus Planos de Educação (Rede PME).

A Rede PME foi instituída em âmbito federal, sob a responsabilidade da Secretaria de Articulação com o Sistema de Ensino (SASE/MEC), atua em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), visando oferecer assistência técnica a estados e municípios.

A rede visa prestar assistência técnica às comissões coordenadoras e às equipes técnicas responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos planos de educação nos municípios, com base nas orientações e documentos pactuados pela SASE/MEC, CONSED e a UNDIME, por meio da formação das equipes técnicas e comissões coordenadoras e do acompanhamento das ações de monitoramento e avaliação.

A Rede de Planos de Carreira e Remuneração é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvida pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), com apoio das Secretarias Estaduais de Educação e Undime, para oferecer assistência técnica a Estados e Municípios, por meio de processos formativos, voltados a elaboração/ adequação das carreiras dos profissionais da educação, com vistas a torná-los, ao mesmo tempo, atrativas para o ingresso de bons profissionais, sustentáveis do ponto de vista orçamentário e instrumentos efetivos para o cumprimento da Lei do Piso.

No Maranhão, a Rede de PCR é composta por cinco avaliadores educacionais (AEs) vinculados ao MEC, sendo um coordenador e quatro técnicos, além dos integrantes das comissões de adequação/elaboração do PCR instituída em cada município.