17/07/2017 6:02 pm

Governo inicia obra de revitalização do C.E. Estado do Pará e cumpre mais um compromisso

DSC_6471

Secretário Felipe Camarão acompanha início das obras de revitalização do C.E. Estado do Pará, na Liberdade

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira (17), a obra de revitalização do Centro de Ensino do Estado do Pará, no bairro Liberdade. A obra, que faz parte de um amplo programa estadual de reestruturação física das escolas da rede estadual de ensino, será realizada pela Seduc e terá investimento na ordem de R$ 500 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

A escola, que tem 14 salas de aula, além de secretaria, laboratório de informática e refeitório, atende a 800 alunos da comunidade da Liberdade e de bairros vizinhos e funciona do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O C.E. Estado do Pará passou pela última reforma há exatos 14 anos, quando foram realizados serviços de pintura e pequenos reparos na estrutura física.

DSC_6451

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acompanhado da equipe técnica da Seduc, fez questão de visitar a escola, para acompanhar o início da obra e conversar com a comunidade escolar sobre a dimensão da reforma do Centro de Ensino.

A obra de revitalização contempla serviços de revisão geral do telhado, revestimento de paredes, pintura, substituição de quadros, colocação de forro novo, troca de piso e dos sistemas elétrico e hidráulico. A escola também vai receber climatização, construção de um espaço para horta escolar. Numa segunda etapa também será construída a quadra escolar, dentre outras estruturas.

“Esta é uma visita que muito nos honra, porque é mais uma palavra comprida pelo governador Flávio Dino, compromisso assumido após pedido da comunidade, dos professores, estudantes, da gestora e do vereador César Bombeiro, em reformar essa escola. Nós nos comprometemos e hoje estamos aqui conversando com a comunidade escolar. Com certeza, esta será uma escola muito melhor para professores e estudantes caminharem juntos no processo de ensino e aprendizagem”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

A comunidade escolar representada por alunos, pais, professores e gestora escolar, acompanhou a visita e destacou a importância desse momento como realização de um sonho. “A gente esperou muito por essa reforma, e agora que ela chegou sei que vai melhorar tudo, tudo mesmo! Os professores vão poder dar aula melhor, e a gente vai poder aprender melhor”, disse, entusiasmada, a aluna Kimberle Rafaele Moraes Pereira, de 12 anos.

DSC_6417

“O sentimento é satisfação. Eu, que já fui aluna dessa escola e hoje sou professora, tenho um amor muito grande por essa escola. E ver hoje que o Governo do Maranhão está se importando com a nossa escola, a gente fica muito feliz”, destacou Aldenora do Nascimento de Souza, professora de Educação Física da escola.

“Nós estamos muito felizes! É um sentimento de alegria, esforço e trabalho. Nós esperamos que mude muita coisa, com a reforma os alunos terão uma escola muito mais estruturada. Isso mexe com a dignidade e a autoestima dos alunos. E eles terão que preservar porque isso vai fazer parte da vida deles”, pontuou Sandra de Fátima Ferreira Torres, gestora geral da escola.

O vereador César Bombeiro, que havia feito a solicitação ao secretário e ao governador Flávio Dino, também acompanhou a visita. “Essa escola tem cerca de seis décadas. Fico muito feliz que o Governo do Estado esteja atendendo uma solicitação da nossa comunidade. Eu quero parabenizar o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão e dizer que a Liberdade também está de parabéns. Agora é esperar a conclusão da obra para que possamos fazer uma grande festa de reinauguração dessa escola”, concluiu.

Mais fotos:

Fotos/Lauro Vasconcelos