22/02/2024 3:27 pm

Governo inicia Semana Saúde na Escola com foco no enfrentamento à dengue e outras arboviroses na rede estadual de educação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início nesta segunda-feira (19) às atividades da Semana Saúde na Escola, no Centro Educa Mais Dayse Galvão, situado no bairro Vila Embratel, em São Luís. O foco é o enfrentamento da dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“O intuito da gestão estadual é mobilizar os educandos, professores, pais e responsáveis para que sejam multiplicadores no combate à dengue. Durante a semana, escolas de todo o estado estarão discutindo temas que elucidem dúvidas sobre os sinais e sintomas, bem como situações de alerta a fim de auxiliar a comunidade no enfrentamento ao mosquito transmissor das arboviroses”, disse o coordenador do Programa Saúde na Escola Estadual da SES, Jadilson Neto.

Com o tema ‘Pequenas atitudes fazem a diferença. Aqui o mosquito não se cria’, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as informações sobre prevenção e combate ao mosquito que também é transmissor da chikungunya e zika vírus. A ação acontece simultaneamente até esta sexta-feira (23) em todas as unidades de ensino da rede estadual de educação nos 217 municípios maranhenses.

Presente na ação, o secretário adjunto de Educação Profissional Integral do Estado do Maranhão, Delmar Matias, endossou a necessidade de educação e saúde atuarem em conjunto com combate ao Aedes. “Estamos voltando às aulas e a escola é o ambiente da conscientização. A ação que a SES está desenvolvendo visa transformar os jovens como multiplicadores do cuidado, algo que neste momento é fundamental, tendo em vista o aumento do número de casos”, explicou.

O aluno Guilherme Ribeiro, de 16 anos, lembrou que o combate ao mosquito Aedes é para o bem de todos. “Uma ação como esta é muito boa e ajuda quem não sabe como se prevenir de pegar a doença. É algo muito importante que garante a proteção dos meus amigos e familiares”, comentou.

Carlos Eduardo Prado, de 17 anos, também disse ter aprovado o momento de debate. “É necessário transmitir informações para dar consciência para os alunos. A escola sendo um exemplo, onde se busca resolver e conscientizar, vai ajudar muitos a se enxergarem, além de conscientizar o povo”, compartilhou o estudante.

“Os alunos podem contribuir com esse processo de fortalecimento do combate, uma vez que são ações primordiais e essenciais para a população. Por isso é muito bom somar parceria no fortalecimento dessas ações no estado”, destacou o consultor da Coordenação Geral de Controle das Arboviroses do Ministério da Saúde/OPAS/SES, Marcus Cavalcanti.

Maria Auxiliadora Costa é agente Comunitária de Saúde no Centro de Saúde Vila Embratel e também foi uma das facilitadoras junto aos alunos da Escola Dayse Galvão. “A nossa expectativa é que os alunos reproduzam as informações dentro de casa. Infelizmente muitos adultos não dão a devida atenção sobre o assunto, mas quando conversamos com o jovem, ou com a criança, conseguimos ter maior proveito no objetivo que almejamos”, pontuou.

O Governo do Estado está enfatizando a importância da eliminação de criadouros do mosquito em cemitérios, sucatas e borracharias, o que inclui também o descarte seguro do lixo em sacos plásticos e colocar garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo em lixeiras tampadas. Paralelo a isso, a mobilização chama atenção para evitar água parada em recipientes ou deixar tonéis, caixas, barris e calhas de chuva destampados.

19/02/2024

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI