22/03/2020 8:00 am

Governo já formou mais de 52 mil profissionais da educação com o Regime de Colaboração com os Municípios

Secretário Felipe Camarão fala a secretários e gestores municipais de educação

Entre 2015 e 2019, o Governo do Maranhão promoveu formações continuadas para 52.303 profissionais de educação em 216 municípios maranhenses. As formações foram realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Escola Digna, em ações como o Programa Alfabetiza Maranhão (correção de fluxo), Programa de Regularização de Fluxo Escolar (Avança), Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), dentre outras ações.

Em 2019, com a instituição e lançamento do Pacto pela Aprendizagem, que tem por objetivos melhorar as condições de aprendizagem, a permanência dos estudantes no ambiente escolar e potencializar o regime de colaboração com os municípios previsto no Programa Escola Digna, a gestão estadual deu início a outros ciclos formativos focados na qualidade da aprendizagem, beneficiando mais de 18 mil educadores de 12 mil escolas das redes municipais em 216 municípios maranhenses.

As ações formadoras do Pacto pela Aprendizagem acontecem em duas frentes. A primeira consolidou-se com a realização dos três Seminários Formativos Estaduais do Pacto pela Aprendizagem, que garantiram a formação de mais de 392 Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) e 32 Articuladores Pedagógicos Regionais (APRs), constituindo, assim, uma rede de formadores.

Formação do pacto pela aprendizagem com professores nos municípios

A segunda frente são os Ciclos Formativos Municipais do Pacto pela Aprendizagem, que são promovidos pelas Secretarias Municipais de Educação de cada município, em parceria com a Seduc e com a atuação da rede de formadores. Também, em 2019, foram realizadas as duas primeiras etapas dos ciclos formativos municipais, enquanto que a terceira está sendo finalizada neste início de ano.

Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem

O Pacto pelo Fortalecimento de Aprendizagem, dando continuidade às suas ações, priorizará no ano de 2020 a alfabetização de todos os estudantes do território maranhense. Para este ano, estão previstos mais três Seminários Formativos Estaduais do Pacto, e a gestão estadual implementará macroações que propiciarão o fortalecimento das práticas pedagógicas das escolas e, consequentemente, a melhoria dos indicadores educacionais.

“A solenidade estava prevista para o dia 23 de março, próxima segunda-feira, mas em decorrência das medidas de enfrentamento ao Covid-19, foi suspensa, uma vez que iria reunir mais de mil pessoas, inclusive secretários de Educação de outros estados, que viriam conhecer uma das ações do maior Programa de Educação em execução no país, que é o Escola Digna. Mas, tão logo essa pandemia esteja sob controle, nós realizaremos essa ação que é tão importante no processo de fortalecimento da educação no nosso estado”, explicou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Para o secretário, o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem é hoje a mais importante ferramenta do Estado, no desafio de construir um processo de aprendizagem qualitativo desde a base, que é o Ensino Fundamental.

“O Pacto pela Aprendizagem, com todas as suas ações, principalmente as formações dos profissionais da educação, é um esforço gigantesco de construção de um processo educacional de qualidade, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental. Não adianta trabalharmos programas de melhorias do Ensino Médio, se os alunos que estamos recebendo em nossa rede não trazem uma boa base de conhecimento para receber os novos conteúdos. Isso reduz, por exemplo, a evasão escolar, porque se o aluno não entende o que está sendo transmitido para ele, a chance de abandonar a escola é gigantesca”, enfatizou Felipe Camarão.

“O nosso desejo maior, com essas ações, é formar cidadãos que saiam da escola com a certeza de que aprenderam de verdade, com capacidade de escrever sua história de uma forma brilhante. Só assim teremos mais justiça social e mais igualdade de oportunidades. E esta é a política educacional do Governo Flavio Dino – uma política de justiça social”, afirmou o secretário.

Texto: Maria Regina
Fotos: Lauro Vasconcelos