24/06/2019 5:11 pm

Governo oferta curso de atualização a professores de Espanhol

Assessora Técnica da Embaixada da Espanha, Isabel Blecua, que ministra o Curso de Atualização em Língua Espanhol

Assessora Técnica da Embaixada da Espanha, Isabel Blecua, que ministra o Curso de Atualização em Língua Espanhol

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha, deu início, nesta segunda-feira (24), na Unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema – UP), São Luís, ao Curso de Atualização em Língua Espanhola da rede estadual de ensino, destinado a professores de Espanhol da Unidade Regional de Educação (URE) e do Iema, ambos de São Luís. Ao todo, foram disponibilizadas 45 vagas.

O curso com carga-horária de 40h, acontece nos turnos matutino e vespertino, das 8 às 12h15 e das 13h15 às 16h30, e segue até sexta-feira (28), na Unidade do Iema. A ação, que integra o calendário de formações da Seduc, visa possibilitar, ao mesmo tempo, um espaço para o estudo da Língua Espanhola, a ampliação das habilidades linguísticas dos professores, bem como oportunizar sua atualização.

A assessora Técnica do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha, Isabel Blecua, que ministra o Curso de Atualização em Língua Espanhol em São Luís, mencionou que os professores participantes do curso possuem nível de conhecimento elevado sobre a Língua Espanhola.

“Para nós, é um privilégio está aqui com professores brasileiros, que normalmente têm um nível muito importante de espanhol, são pessoas que têm muito interesse. Na verdade, é maravilhoso trabalhar aqui e ajudar no que for possível para desenvolver mais a língua espanhola. Para mim, verdadeiramente, quando ministro um curso é maravilhoso, agora esses professores do Maranhão são muito bons, são muito interessados, aqui os alunos têm sorte de ter professores como esses”, ponderou Blecua.

Professor Jermany Gomes Soeiro, do Colégio Militar Tiradentes I

Professor Jermany Gomes Soeiro, do Colégio Militar Tiradentes I

Já o professor Jermany Gomes Soeiro, do Colégio Militar Tiradentes I, afirmou que falar a língua espanhola hoje é ter oportunidade para se comunicar com o mundo. “Trabalhar língua é trabalhar vida. Geograficamente nós estamos distantes dos países de fala hispânica e para nós é muito importante pararmos um momento para atualizar os nossos estudos, os nossos ensinos para que a gente possa levar a língua espanhola mais atualizada para os alunos. Falar a língua espanhola hoje é poder conversar com o mundo inteiro. Então, para nós professores, é de suma importância nos atualizar, ainda mais no momento em que a língua espanhola vem sendo retirada do currículo e é uma forma de nos fortalecermos e brigarmos por esse espaço e pela necessidade da aprendizagem dessa língua, já que nós moramos na América Latina”, disse.

“A parceria com um órgão da Embaixada da Espanha, a convivência com os professores de língua Espanhola e essa constante atualização é tudo que nós precisamos, já que às vezes, aqui em nosso estado não é tão comum, nessa disciplina, serem ofertadas formações ou algo do tipo que façam com que o trabalho do professor de espanhol possa se desenvolver de uma forma melhor. Então, eu acredito que essa renovação, essa troca de experiência com outros professores é tudo muito produtivo”, enfatizou a professora Gabrielle Monteles, do Centro de Ensino Estado do Guanabara.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
24/06/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI