14/12/2016 9:52 pm

Governo ofertará cerca de 130 mil vagas para a 1ª série do Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual e a matrícula será online

Confira abaixo as Escolas de ampla concorrência que não completaram o quadro de vagas na primeira chamada, por turno:

CE Paulo VI (matutino e vespertino)

CE Liceu Maranhense (noturno)

CE Graça Aranha (vespertino)

CE João Francisco Lisboa (matutino, vespertino e noturno)

CE Manoel Beckman (matutino e vespertino)

Lista 1

Lista 2

Confira lista de classificados

Pré-Matrícula2017

Pontos de apoio para a inscrição online

Regulamento

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que se encontra aberta até a próxima terça-feira (24), a segunda chamada da pré-matrícula on-line para alunos interessados em cursar o 1º ano do Ensino Médio em escolas da rede estadual de ensino, mas, perderam a primeira chamada.

Também podem fazer a inscrição na segunda chamada, alunos que já fizeram a matrícula em uma das escolas da rede estadual, e por algum motivo desejam mudar para outra escola. “O aluno que já fez a matrícula e deseja mudar de escola, ele pode se inscrever na segunda chamada. Para isso precisa observar se há disponibilidade de vaga na nova escola almejada. Vale lembrar ainda, que, quando o aluno faz a pré-matrícula na segunda chamada, automaticamente anula a matrícula da escola anterior”, explicou Akemi Wada, Supervisora de Tecnologias Educacionais da Seduc.

A pré-matrícula é feita pelo endereço eletrônico http:/sistemas.educacao.ma.gov.br/matricula2017/, e destinada a alunos que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privada.

Para os estudantes com dificuldade de acesso à internet, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibiliza 25 pontos de apoio para a realização da pré-matrícula. A lista dos locais com os respectivos endereços está disponível no portal da Secretaria (www.educacao.ma.gov.br).

As matrículas nas escolas para os alunos selecionados serão realizadas no período de 25 (quarta-feira) a 27 (sexta-feira), diretamente na escola escolhida.

Para se matricular, os estudantes, acompanhados do responsável, devem comparecer à escola com original e cópia dos seguintes documentos: Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade da última Unidade de Ensino em que estudou; duas fotos 3 X 4 recentes; Certidão de Nascimento/Casamento ou RG com CPF do estudante, se possuir; RG e CPF do responsável legal, no caso de estudante menor de 18 anos; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de três meses). Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo estudante, apresentar, conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo estudante.

Para a matrícula ou rematrícula no 2º e 3º anos do Ensino Médio e nas séries do Ensino Fundamental, da Rede Estadual, os pais ou responsáveis devem procurar diretamente às escolas para matricular seus filhos.

Escolas com ampla procura

Neste ano, a Seduc tornou mais democrático o processo seletivo de ingresso de alunos na 1ª série do Ensino Médio em sete escolas da Rede Estadual de Ensino onde, historicamente, há maior procura pelas vagas. São elas: São Luís – Liceu Maranhense, C.E. Paulo VI, C.E. Joao Francisco Lisboa, C.E. Domingos Vieira Filho e C.E Manoel Beckman; Imperatriz – C.E. Graça Aranha; e Caxias – C.E. Thales Ribeiro Goncalves. Ao todo, estão sendo ofertadas 3.520 vagas nessas escolas.

A novidade é que os estudantes que optarem por essas escolas serão classificados de acordo com média geral da carreira escolar do 9º ano até o terceiro período/bimestre, média dos três primeiros bimestres de Língua Portuguesa, dos três primeiros bimestres de Matemática e o número de faltas nos três primeiros bimestres no componente curricular Língua Portuguesa.

Esses dados deverão ser solicitados à escola atual do estudante em declaração específica da escola na qual constará a carreira escolar do estudante até o terceiro período/ bimestre e inseridos no sistema no ato da inscrição.

Cronograma

FASE DIA/HORA LOCAL
Pré-Matrícula De 19 de dezembro às 8 horas a 30 de dezembro de 2016 às 23 horas 59 minutos Na Internet, no endereço: www.educacao.ma.gov.br/matricula2017
Matrícula na escola com apresentação da documentação De 02 de janeiro às 8 horas a 13 de janeiro de 2017 às 18 horas Na escola que escolheu na pré-matrícula

NOVAS DATAS PARA A MATRÍCULA 2017 (1ª série do ensino médio)

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Quem deve realizar a pré-matrícula on-line?

Jovens estudantes que desejam cursar a 1ª Série do Ensino Médio em uma das 712 (setecentos e doze) escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, disponíveis no sistema, no período de 19 de dezembro a 30 de dezembro de 2016.

2) A pré-matrícula on-line deve ser realizada por quem deseja cursar qualquer modalidade?

Não, apenas para quem deseja cursar o 1ª Ano do Ensino Médio na modalidade Regular, para as demais modalidades como Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos, o estudante deverá procurar a coordenação da escola.

3) A pré-matrícula on-line deve ser realizada por quem deseja estudar em qualquer escola da Rede Pública Estadual de Ensino?

Sim, a pré-matrícula online deverá ser realizada por quem deseja estudar em uma das 712 (setecentos e doze) escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. No entanto, para matrícula em 07 (sete) escolas conveniadas e 11 (onze) escolas de educação integral o estudante deverá procurar a coordenação da escola.

NÚMERO MUNICÍPIO CONVENIADA
1 Bacabal COLÉGIO MILITAR DA POLICIA
2 Balsas DOM DANIEL COMBONIN
3 Caxias CE MONS CLÓVIS VIDIGAL
4 Imperatriz COLÉGIO MILITAR TIRADENTES II
5 São Luís

COLÉGIO MILITAR DA POLICIA MILITAR

6 São Luís COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO
7 São Luís CE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

 

NÚMERO MUNICÍPIO

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

1 São Luís CE ALMIRANTE TAMANDARE
2 São Luís CE MARGARIDA PIRES LEAL
3 São Luís CE JOANA BATISTA
4 São Luís CE PROF. MARIA MÔNICA VALE
5 São Luís CE DORILENE SILVA CASTRO
6 São Luís CAIC BARJONAS LOBÃO
7 São José de Ribamar UE CIDADE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
8 Alcântara CE PROF.AQUILES BATISTA VIEIRA
9 São Bento CE KIOLA COSTA
10 Santa Inês CE POETA ANTONIO JOSÉ
11 Timon CE JACIRA OLIVEIRA SILVA


4) O estudante não possui computador ou acesso a internet e agora?

A SEDUC colocará à disposição 19 (dezenove) pontos de apoio para a realização da inscrição on-line, conforme descrito no regulamento.

5) Como o estudante saberá que a sua pré-matrícula foi concretizada?

Após o período de encerramento da pré-matrícula o estudante receberá a confirmação no próprio sistema.

6) Após a confirmação da pré-matrícula o que o estudante deve fazer?

A matrícula será efetivada no período de 02 a 13 de janeiro de 2017 devendo o estudante comparecer à escola munidos dos seguintes documentos:

a) Histórico Escolar (original e cópia) ou Declaração de escolaridade/Transferência emitida no prazo máximo de 30 (trinta) dias (original), pela última Unidade de Ensino em que estudou;
b) 02 (duas) fotos 3 X 4 recentes;
c) Certidão de Nascimento/Casamento ou RG com CPF do estudante, se possuir (original e cópia);
d) Original e cópia do RG e CPF do responsável legal, no caso de estudante menor de 18 anos;
e) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
f) Original e cópia de fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de 03 meses). Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo estudante, apresentar, conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo estudante.

7) O estudante não conseguiu vaga ou perdeu o prazo para pré-matrícula e agora?

O estudante deverá aguardar o período para a segunda chamada.
No período de 16 a 20 de janeiro de 2017, o sistema de matrícula estará aberto para novas solicitações de pré-matrícula, com vagas remanescentes.

8) Após a pré-matrícula na segunda chamada o que os estudantes devem fazer?

De 23 a 27 de janeiro de 2017 os estudantes designados na 2ª chamada deverão apresentar-se na escola com os documentos necessários para efetivação de sua matrícula.
PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA ESCOLAS DE AMPLA CONCORRÊNCIA

9) Quais são as escolas de ampla concorrência?

 

NÚMERO  MUNICÍPIO CONVENIADA
1 São Luís CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE
2 São Luís CENTRO DE ENSINO PAULO VI
3 São Luís CENTRO DE ENSINO JOÃO FRANCISCO LISBOA
4 São Luís CENTRO DE ENSINO DOMINGOS VIEIRA FILHO
5 São Luís CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAN
6 Imperatriz CENTRO DE ENSINO GRAÇA ARANHA
7 Caxias CENTRO DE ENSINO THALES RIBEIRO GONÇALVES


10)  As escolas que realizavam processo seletivo estão entre as escolas que necessitam de pré-matrícula on-line? Como funcionará o processo de seleção para matrículas em 2017 nessas escolas?

Sim, no caso específico de 7 (sete) escolas de ampla concorrência, os estudantes submeter-se-ão ao processo classificatório, que será realizada mediante a análise dos dados escolares que, fornecido em declaração específica pela escola onde estudante concluiu o 9º ano. Na declaração especifica deverá constar a média geral dos três bimestres/período já cursado pelo estudante, média em Língua Portuguesa, média em Matemática, quantitativo de faltas durante os três primeiros bimestres em Língua Portuguesa.

Para efeito de classificação será considerada a média geral. Em caso de empate os critérios de desempate serão:

a) Egressos de escola pública;
b) Maior média anual em Língua Portuguesa;
c) Maior média anual em Matemática;
d) Menor quantitativo de faltas no componente curricular Língua Portuguesa; e, e) Idade Apropriada para série, 15 (quinze) anos de idade, completos ou a completar no ano de 2017.

11) Os estudantes que forem classificados para as vagas nas escolas de ampla concorrência o que deverão fazer para realizar a matrícula?

A confirmação da matrícula será efetivada no período de 02 a 13 de janeiro apenas quando os estudantes forem às escolas munidos de todos os documentos.

12) Se houver estudantes desclassificados, o que será feito com as vagas remanescentes nas escolas de ampla concorrência?

Na hipótese de existência de vagas nas escolas descritas de ampla concorrência os estudantes não classificados poderão ser chamados para confirmação da matrícula, obedecendo a ordem decrescente da pontuação, no período de 16 a 20 de janeiro de 2017.

 

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI