10/10/2019 3:08 pm

Governo participa de campanha pelo Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

Secretário Felipe Camarão ressalta importância da educação para o trabalho (Foto: Lauro Vasconcelos)

Secretário Felipe Camarão ressalta importância da educação para o trabalho

Com o foco no combate ao trabalho infantil, prevenção de acidentes de trabalho e o estímulo à contratação de jovens aprendizes, foi lançada, nesta quinta-feira (10), a “Campanha 10 de Outubro – Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas”. O encontro reuniu no auditório da Superintendência Regional do Trabalho, na Cohab, estudantes, autoridades do setor e representantes de entidades parceiras.

Ao destacar a importância da campanha para a rede pública de ensino, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, pontuou que a educação é o caminho para a formação cidadã dos estudantes. “O governador Flávio Dino tem a exata dimensão da importância da educação para o desenvolvimento do Estado, do País. Nós só temos um caminho para superar a crise econômica e política: investir na educação básica”, afirmou.

Segundo o secretário, o Estado do Maranhão conseguiu retomar o programa de estágio na rede estadual, agora, de maneira regular. “Temos orgulho de ver nossos estudantes hoje, aqui, vestidos com as camisas das empresas que trabalham. Isso nos enche de alegra”, completou.

Estudantes da rede estadual jovens aprendizes

“O ambiente escolar é propício à sensibilização das famílias, ao respeito e dignidade da pessoa humana. Então, essa campanha é fundamental para o âmbito escolar, desde a pré-escola, Fundamental, Ensino Médio e a Educação Jovens e Adultos. É na escola que tudo começa”, apontou a superintendente Regional do Trabalho do Estado do Maranhão, Léa Cristina da Costa Silva.

Já a procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Andréa Gondim, ressaltou que a campanha na educação é fundamental para que os jovens levem para a vida conhecimentos importantes sobre segurança e prevenção ao trabalho.  “A educação é fundamental para a nossa sociedade, principalmente atuando no combate às notícias falsas. Vocês vão aprender isso na escola e levarão para toda a vida laboral”, disse.

Jovem aprendiz

Em todo o Maranhão, há, aproximadamente, 5 mil jovens aprendizes. Destes, 2,2 mil estão em São Luís, entre eles Crislin Débora Sousa Vieira, estudante da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Benedito Leite.

Ela relatou que a experiência no mercado de trabalho tem sido importante para sua formação. “Abriu minha mente para muitas coisas a respeito da carreira que pretendo seguir, valorizar o dinheiro, e também sobre correr atrás dos sonhos. Muitas portas se abriram para mim”, contou.

João Vitor, da 3ª série do CE Justino Pereira, é jovem aprendiz da Maternidade Benedito Leite. “Eu tenho me dado muito bem, aprendo na teoria e prática. Quando cheguei lá, pude encontrar vários profissionais e eles têm conversado bastante comigo, dando dicas e ajudando na carreira que eu vou seguir”, revelou.

Fotos: Lauro Vasconcelos
10/10/2019