A acesso à educação pública e de qualidade foi um dos temas da mesa de diálogos realizada, nesta segunda-feira (06), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís.
A convite do Procon/MA, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, discorreu sobre o tema para uma plateia formada por estudantes do curso de Administração, Direito, professores e funcionários da UEMA. Também participaram do debate o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), o diretor-presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, e o ouvidor geral do Estado, Marcos Caminha.
“O Governo do Estado trabalha para assegurar direitos, garantir o acesso à educação pública de qualidade. E o programa Escola Digna é um exemplo de como a educação transforma a sociedade, a partir da construção de escolas de alvenaria bem equipadas, em povoados distantes, onde não havia sequer água, o governo está transformando o dia a dia de comunidades, antes esquecidas, que agora recebem escola e água potável”, ressaltou.
“Como professor universitário e doutorando em uma Universidade Pública, posso afirmar que aqui [na Universidade] é o espaço de construção, de fazer a diferença, pensando na responsabilidade social que cada um tem diante da dívida com a sociedade, que financia esse ensino”, acrescentou o secretário.
O deputado Rubens Júnior destacou sua atuação junto à bancada federal para a qualidade de ensino do Maranhão e os investimentos do Governo do Estado. “É importante o trabalho que o governador Flávio Dino vem feito no Maranhão, fortalecendo o campus da UEMA e a educação de base nos municípios. Hoje não temos mais escolas de taipas porque houve um investimento grande e uma sensibilidade por parte do governo e do secretário em erradicar esse mal que assolava nosso estado” destacou o parlamentar.
Fonte: Seduc
Fotos: Antônio Martins
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI