14/09/2017 11:15 am

Governo promove formação continuada para professores da Educação Escolar Quilombola

Professores que atuam em escolas quilombolas de ensino médio da rede estadual de ensino participarão, na próxima semana, em São Luís, da Formação Continuada em Educação Escolar Quilombola. Essa é mais uma antiga reivindicação da categoria atendida na gestão do Governador Flávio, que priorizou a educação como bandeira de justiça social e melhoria da qualidade de vida da população maranhense.

A aula inaugural da formação será realizada na próxima segunda-feira (18), a partir das 8h, no Hotel Veleiros (bairro Ponta D’Areia), com a presença de professores e gestores de escolas quilombolas, técnicos das Unidades Regionais de Educação (URE`s), autoridades e representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.

Durante evento, o professor da Universidade Federal  do Maranhão (UFMA), Rosenverk Estrela Santos, ministrará palestra com a temática: Pluralidade cultural e combate ao racismo.

Organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Supeqerer), a formação continuada ocorrerá em três etapas: a primeira no período de 18 a 22 deste mês; a segunda, de 16 a 20 de outubro; e a terceira, 6 a 10 de novembro.

A ação visa balizar a educação escolar quilombola oferecida no Maranhão nos saberes tradicionais, nos acervos orais, nas características históricas, étnicas e culturais das comunidades quilombolas em que essas escolas estão inseridas e/ou das comunidades das quais os estudantes são oriundos, conforme preceituam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.

O conteúdo da formação está distribuído nos eixos: Introdução aos Estudos Africanos e Quilombo e Territorialidade: Aspectos Históricos e Culturais. O primeiro módulo da formação culminará com a web conferência, que tem como tema central “História e Cultura Negra Brasileira e Maranhense: diversidade e pluralidade”, e acontecerá no dia 22 (sexta-feira), às 8h no auditório do prédio da UEMANET.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI