14/08/2017 5:26 pm

Governo promove nova rodada de formação para professores pelo Plano Mais Ideb

foto 1 - formação mais ideb

Professores de Matemática dos municípios da regional Imperatriz reunidos no CE Graça Aranha

Com a participação de professores de Língua Portuguesa e Matemática das Unidades Regionais de Educação de Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, São João dos Patos e Timon, o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (14), a 2ª etapa do processo de formação continuada.

A formação é oferecida a professores de 360 escolas de ensino médio de 105 municípios. A formação continuada de professores é uma das ações estratégicas do Plano Mais Ideb para melhoria dos indicadores educacionais no estado do Maranhão.

Em Imperatriz, a formação ocorre em locais distintos. No CE Dorgival Pinheiro, Colégio Militar Tiradentes II, CE Graça Aranha, estão reunidos professores de Matemática. Já os de Língua Portuguesa no CE Nascimento de Moraes, CE Governador Archer e sede da URE Imperatriz.

foto 2 - formação mais ideb

Gestora regional Orleane Santana destaca investimentos do governo em educação

“Essa é formação é um passo para melhorar a qualificação do professor, ‘pra’ gente ter mais uma preparação pedagógica. Foi uma ideia maravilhosa para aprimorar o conhecimento do professor”, destacou a professora Alene Brito, do Centro de Ensino Flaudismar Alves, no município de Buritirana.

Para o professor Geocione Moreia, da escola Delfino Aguiar, em São João do Paraíso, ressaltou a importância da formação para levar mais conhecimento aos alunos. “É importante para adquirimos conhecimentos e sermos multiplicadores em nosso município e para os nossos alunos, transformando a educação”, enfatizou.

“O Governador Flávio Dino está fazendo um grande esforço para preparar nossos alunos e a estratégia é a formar os professores para que possam trabalhar com seus alunos e a gente consiga melhorar os indicadores educacionais do Maranhão”, pontuou a gestora da Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana.

foto 3 - formação mais ideb

Professores participam de formação em Timon

Na semana passada houve formação para 1,6 mil professores de 339 escolas das Unidades Regionais de Bacabal, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, São Luís (Polos I a V), Viana e Zé Doca.Esta etapa do processo de formação encerrará nos dias 24 e 25 de agosto, período em que serão atendidos os professores das 114 escolas dos demais municípios, jurisdicionados às UREs de São Luís (Polos VI a XII), Codó e Caxias. Ao final da formação, a Seduc espera atender e 5.400 professores de Língua Portuguesa e Matemática.

Supervisores

Ainda contemplando a agenda do Plano Mais Ideb, nos dias 22 e 23 deste mês a Seduc realizará na URE de São Luís formação para supervisores e coordenadores escolares para apresentação, reflexão e análise pedagógica do resultado do primeiro simulado diagnóstico Mais Ideb. No dia 31 de agosto ocorrerá a aplicação do segundo simuladão Mais Ideb, desta vez contemplando estudantes das três séries do Ensino Médio em todas as escolas nos 217 municípios maranhenses.

Calendário de formação:

• 14 e 15/8: Açailândia, Balsas, Imperatriz, Itapecuru Mirim e Timon;
  • 17 e 18/8: Barra do Corda, Chapadinha, Presidente Dutra e São João dos Patos;
  • 24 e 25/8: Caxias, Codó e São Luís (Polos VI a XII).

Fotos/Cida Marconcine