26/07/2016 9:38 pm

Governo realiza aula inaugural do Curso de Licenciatura Indígena

Foto 1_Divulgação_Uema_26072016 - UEMA realiza aula inaugural de Curso de Licenciatura Indígena

Reitor Gustavo Costa e autoridades do Estado realizam aula inaugural do Curo de Licenciatura Indígena na Uema

Os estudantes do Curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena lotaram o auditório do Curso de Ciências Biológicas, no Campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão (Iema). Durante a tarde de segunda-feira (25), eles acompanharam a aula inaugural da formação que é direcionada à habilitação de professores indígenas em licenciatura intercultural, para atender às comunidades de escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Com a conclusão do curso, os educadores poderão debater os conteúdos em sala de aula e estarão qualificados em três áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Naturais e Ciências da Linguagem. Ao todo, participam da formação 90 indígenas que – já atuam em salas de aula e – estão divididos em duas turmas de 35 estudantes (povos de língua Tupi) e mais outra de 20 estudantes (povos de língua Macro-Jê), nas cidades de Barra do Corda, Imperatriz e Santa Inês.

Durante a aula inaugural, o reitor Gustavo Costa lembrou que a oferta do curso era uma reivindicação antiga e citou o nome da professora Marivânia Leonor e de movimentos sociais ligados às comunidades indígenas, como importantes para a concretização da formação. “Nesse contexto, a universidade resolveu assumir a responsabilidade e bancou efetivamente a realização do curso como uma ação em benefício do Maranhão. Hoje, podemos registrar esta data histórica como um divisor de águas, em que a Uema assume, de fato, a formação dessas pessoas, que ao longo de tantos anos, têm sofrido no esquecimento”, declarou o reitor.

Para o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o Governo do Estado vê com muito entusiasmo a oferta do Curso de Licenciatura voltado para professores indígenas das escolas de educação básica. “Ele só vem fortalecer o sistema educacional indígena, que visa estabelecer uma formação qualificada aos professores no exercício de suas atividades”, disse.

Mariavânia Leonor Furtado, que é diretora-geral do Curso, destacou que a ideia da formação nesta área do conhecimento nasceu da demanda dos indígenas que, em diversos momentos e fóruns, externaram ao poder público suas necessidades. Ela afirmou que, além da formação dos professores, os participantes serão qualificados para produzirem seus próprios materiais didáticos a serem usados nas escolas da educação básica e na gestão dos processos de ensino-aprendizagem nas aldeias.

“Esta aula inaugural é um marco na conquista dos direitos dos povos indígenas, e, ao assumir este projeto, o reitorado desta universidade assume a inclusão numa perspectiva da adversidade, da extensão de direitos aos povos indígenas numa luta que eles mesmos têm travado historicamente. Este momento, na minha opinião, é histórico tanto para a vida dos povos indígenas como para a vida desta universidade”, declarou Marivânia.

Foto 2_Divulgação_Uema_26072016 - UEMA realiza aula inaugural de Curso de Licenciatura Indígena

Alunos indígenas participam da aula inaugural

A aula inaugural foi ministrada pela professora Aldir Santos, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que abordou o tema ‘Educação Escolar Indígena: mediando esferas, construindo autonomias e cidadanias diferenciadas’. Na ocasião, o professor ressaltou a situação indígena no Brasil, suas perspectivas e a atuação dos governos para a inclusão dessa etnia pela educação.

A aula inaugural teve ainda a participação dos pró-reitores Andréa de Araújo (PROG) e Porfírio Guerra (PROEXAE); João Batista Botelho, representando o Instituto Federal do Maranhão (IFMA); Claudinei Rodrigues, representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc); e a professora Auzenira Guajajara, coordenadora Pedagógica do Curso de Licenciatura Intercultural para Educação Indígena; além de convidados.

Fonte: Uema
Texto: Alcindo Barros
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI