29/09/2015 7:45 pm

Governo realiza etapa Regional do Campeonato Brasileiro de Robótica com duelos de robôs

Entusiasmo, expectativa, concentração e determinação: sentimentos que moveram os estudantes nas provas da etapa Estadual da Olimpíada Nacional de Robótica (OBR – 2015), realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na segunda-feira (28), no ginásio do Núcleo de Esportes da UFMA, no Campus do Bacanga.

“Por ser a primeira equipe da nossa escola a participar da Olimpíada, o sentimento de responsabilidade é grande demais e, ao mesmo tempo, é desafiador. É tudo novo, é diferente”, comentou Vitória Carolina, estudante do terceiro ano do Liceu Maranhense – equipe Distrito 3.

Cinco equipes das escolas Bacelar Portela (3) e Liceu Maranhense (1), ambas do Sistema Estadual de Ensino; do Instituto Federal do Maranhão – IFMA/Açailândia (1), participaram da competição, na modalidade prática.

Durante seis horas, as equipes, com quatro estudantes cada, cumpriram três provas práticas, que consistiam em projetar e programar um robô capaz de executar atividades de resgate em situações que simularam um incêndio. Os robôs tiveram que fazer um percurso, subir rampa, fazer uma curva, atravessar obstáculos no ambiente, achar as vítimas e fazer o resgate, no menor tempo possível.

Nas duas últimas edições da OBR, equipes do Bacelar Portela já haviam participado da competição por iniciativa própria. Mas, esta é a primeira vez que acontece uma etapa estadual para escolher a equipe que vai representar o Maranhão. “Esta é a primeira vez que está sendo realizada aqui, uma etapa regional da OBR, então o Maranhão entrou no mapa da robótica. Anteriormente, o Bacelar Portela participou na modalidade teoria, e já tem uma equipe inscrita na OBR nessa modalidade. É uma grande virada porque o Maranhão agora, de fato, está em todas as olimpíadas do conhecimento”, enfatizou o professor Antônio Ferro, superintendente de Ciência e Tecnologia da Seduc.

A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou que o aprendizado adquirido pelos estudantes ultrapassa o conteúdo acadêmico e estimula, principalmente, o protagonismo juvenil. “A competição busca incentivar o estudo científico e tecnológico, além do protagonismo juvenil entre jovens dos ensinos fundamental, médio e técnico. A OBR é protagonismo juvenil puro, porque são atores de todo o processo. Parabéns aos estudantes e professores pelo desempenho e à equipe da Seduc, que vem trabalhando com afinco para o desenvolvimento do conhecimento científico dos nossos estudantes”, ressaltou a secretária explicando que ações como esta integram a política de educação definida pelo governo Flávio Dino.

“Isso é muito importante para incentivar a participação dos estudantes, motivá-los a fazer ciência, a experimentar o processo de criação em tecnologia. É uma oportunidade de colocar em prática o que eles aprendem na teoria, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Técnico. Este tipo de competição é muito importante para os estudantes porque, além de desenvolver a parte científica, desperta a independência e a curiosidade de pesquisar”, destacou José Sóstenes, coordenador local da OBR e gestor do Bacelar Portela.

Bacelar Portela irá representar o Maranhão na OBR

Depois de mais de 8 horas de provas, montando, programando e cumprindo as tarefas e superando desafios, a equipe Zarighin do CE Bacelar Portela, sagrou-se campeã e conquistou a vaga para representar o Maranhão na etapa Nacional da OBR – 2015, que será realizada em Uberlândia, Minas Gerais, no dia 29 de outubro.

“A gente passou a madrugada montando, testando, na hora da prova ficamos nervosos, tivemos problemas técnicos com o sensor, mas, todos tiveram. Mas, valeu muito. Estamos muito felizes, porque essa é uma experiência muito importante em nossas vidas, partiu Minas Gerais”, destacou, emocionado, o estudante João Oliveira, do 3º ano do Bacelar Portela. A equipe ‘Distrito 3’ do Liceu Maranhense, ficou em segundo lugar e a Kua-Z do IFMA, de Açailândia, ficou em terceiro.

Fotos Lauro Vasconcelos