20/02/2017 6:46 pm

Governo realiza formação para gestores e professores dos Centros de Educação Integral

foto 1 - formaçao educa mais

Mais de 300 professores e gestores escolares participam do I Seminário de Formação ‘Educa Mais’

Com o objetivo de capacitar os profissionais que irão atuar nos 11 Centros de Educação Integral do Maranhão, assim como fortalecer o processo de implantação desse novo modelo educacional no estado, o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (20) e prossegue até sexta-feira (24), no Centro de Convenções Paulo Freire na UFMA, a ‘I Formação para Gestores e Professores dos Centros de Educação Integral – Educa Mais’

Mais de 300 professores e gestores dos Centros da capital e do interior do estado participam da formação. Na abertura da formação, a Secretária Adjunta de Ensino Nádia Dutra, que representou o Secretário Felipe Camarão, destacou a importância deste momento. “Os nossos professores, de fato, farão conosco a implantação dos Centros de Educação Integral, por isso, esse encontro com eles é fundamental. Aqui vamos alinhar o projeto pedagógico e as ações as serem desenvolvidas. Os professores irão conhecer o projeto em sua totalidade e as perspectivas para a educação integral em nosso estado”, disse.

foto 2 - formaçao educa mais

Nádya Dutra, Secretária Adjunta de Ensino, dá boas vindas aos gestores e professores dos Centros de Educação Integral

A formação é conduzida pela Seduc conjuntamente com a equipe de consultores do Instituto de Có-Responsabilidade pela Educação (ICE), responsável pela implantação da Educação Integral em todo o país. Durante os cinco dias de formação serão trabalhados os modelos pedagógicos e de gestão da escola de educação integral, com abordagens de temas como: protagonismo juvenil; modelo de ‘Escola da Escolha’ e a metodologia das escolas em tempo integral, nas quais as disciplinas são integradas e integradoras.

Na palestra de abertura, a consultora do ICE, Ruani Cordeiro falou sobre ‘A Escola da Escolha – Projeto de Vida’, que tem como modelo de sucesso o estado de Pernambuco, onde um programa piloto foi implantado no Ginásio Pernambucano, em 2004. Hoje, o estado tem mais de 300 escolas em tempo integral, um dos melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do país, além de servir de modelo para outros 15 estados que já implantaram a educação integral.

“O tempo integral, na verdade, é uma grande estratégia. Não é simplesmente a ampliação de jornada escolar, estamos falando de um motivo, de um currículo que precisa estar apoiado, num tempo integral. Educar é a nossa proposta. No tempo integral vamos alocar conceitos e princípios que vão permitir o desenvolvimento interdimensional do estudante. Aí sim, estaremos fazendo educação integral, não simplesmente em tempo integral. O estado do Maranhão, eu tenho certeza, será transformado num dos melhores estados do país, em termos de educação”, destacou Ruani.

Os professores e gestores falaram da expectativa para o início dos ‘Centros Educa Mais’. “Eu sou professor de História, e estava gestor de escola. Deixei a gestão escolar para voltar para sala de aula porque acredito muito neste programa. O Maranhão há muito tempo precisava desse modelo de educação, porque essa é a visão de quem pensa numa educação como meio para o desenvolvimento de uma sociedade. É uma nova visão em que estamos dando os primeiros passos muito confiantes e cheio de expectativas”, disse Manuel Botelho, professor do C.E. Kiola Costa, em São Bento.

foto 3 - formaçao educa mais

Rafael da Silva Sousa, Jovem Protagonista de Pernambuco, relata sua experiência com a Educação Integral

Além dos consultores do ICE, o seminário conta com 13 jovens protagonistas, estudantes de Centros de Educação Integral, denominados de ‘Escola de Referência’, que viveram a experiência de uma educação transformadora. Jovens como Rafael da Silva Sousa, da cidade de Camocim de São Félix, interior de Pernambuco, que veio fazer relatos de sua vivência libertadora neste novo modelo de educação. “Nós estamos aqui para dizer aos professores e gestores que essa educação muda pessoas, oportuniza pessoas, porque somos frutos dessa escola. Quando um estudante se transforma num jovem protagonista ele muda sua visão de mundo. A gente começa a enxergar as ações ao nosso redor de um jeito diferente e entender pra que as coisas existem, e como a gente pode ajudar na execução e na melhoria dessas coisas”, pontuou Rafael.

Na parte da tarde o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, levou aos professores que participam da formação uma mensagem de motivação e confiança. “Desde o primeiro dia de gestão, o governador Flávio Dino vem centrando esforços para retirar o Maranhão das últimas posições nos indicadores educacionais e uma das linhas mestras adotadas como estratégia para mudar esse cenário é a formação e o desenvolvimento integral do estudante maranhense, com a implantação da educação integral em tempo integral na Rede Estadual de Ensino. Mas, esse projeto só dará certo se tiver o empenho dos nossos professores. E nós sabemos que podemos contar com cada um de vocês, que também querem o desenvolvimento dos nossos jovens, do nosso estado”, apontou Felipe Camarão.

foto 4 - formação educa mais

Secretário Felipe Camarão destaca empenho do governador Flávio Dino para colocar em funcionamento 18 escolas em tempo integral no Estado

‘Educa Mais – Maranhão’

Os Centros de Educação Integral consistem em um novo modelo de escola pública, que visa o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões intelectual, social, cultural, física e emocional por meio de ações integradas e em tempo integral. E fazem parte da política educacional do governo, que tem foco na melhoria da qualidade da educação no estado.

Em São Luís funcionarão com educação integral: C.E. Almirante Tamandaré; C.E. Profa. Maria Mônica Vale; C.E. Dorilene Silva Castro; C.E. Margarida Pires Leal; C.E. Joana Batista e CAIC Barjonas Lobão. No município de Alcântara, o C.E. Prof. Aquiles Batista Vieira; Santa Inês, C.E. Poeta Antônio José; São José de Ribamar, CAIC São José de Ribamar; São Bento, C.E. Kiola Costa e Timon, o C.E. Jacira de Oliveira e Silva.

Todas essas escolas transformadas em Centros de Educação Integral passaram por uma ampla reforma e adequação, a fim de garantir a estrutura necessária para o bom funcionamento das unidades, que estão estruturadas com: laboratórios, sala multifuncional, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, entre outros, a fim de que o jovem tenha formação plena, considerando todas as suas dimensões.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

20/02/2017 6:46 pm

Governo realiza formação para gestores e professores dos Centros de Educação Integral

foto 1 - formaçao educa mais

Mais de 300 professores e gestores escolares participam do I Seminário de Formação ‘Educa Mais’

Com o objetivo de capacitar os profissionais que irão atuar nos 11 Centros de Educação Integral do Maranhão, assim como fortalecer o processo de implantação desse novo modelo educacional no estado, o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (20) e prossegue até sexta-feira (24), no Centro de Convenções Paulo Freire na UFMA, a ‘I Formação para Gestores e Professores dos Centros de Educação Integral – Educa Mais’

Mais de 300 professores e gestores dos Centros da capital e do interior do estado participam da formação. Na abertura da formação, a Secretária Adjunta de Ensino Nádia Dutra, que representou o Secretário Felipe Camarão, destacou a importância deste momento. “Os nossos professores, de fato, farão conosco a implantação dos Centros de Educação Integral, por isso, esse encontro com eles é fundamental. Aqui vamos alinhar o projeto pedagógico e as ações as serem desenvolvidas. Os professores irão conhecer o projeto em sua totalidade e as perspectivas para a educação integral em nosso estado”, disse.

foto 2 - formaçao educa mais

Nádya Dutra, Secretária Adjunta de Ensino, dá boas vindas aos gestores e professores dos Centros de Educação Integral

A formação é conduzida pela Seduc conjuntamente com a equipe de consultores do Instituto de Có-Responsabilidade pela Educação (ICE), responsável pela implantação da Educação Integral em todo o país. Durante os cinco dias de formação serão trabalhados os modelos pedagógicos e de gestão da escola de educação integral, com abordagens de temas como: protagonismo juvenil; modelo de ‘Escola da Escolha’ e a metodologia das escolas em tempo integral, nas quais as disciplinas são integradas e integradoras.

Na palestra de abertura, a consultora do ICE, Ruani Cordeiro falou sobre ‘A Escola da Escolha – Projeto de Vida’, que tem como modelo de sucesso o estado de Pernambuco, onde um programa piloto foi implantado no Ginásio Pernambucano, em 2004. Hoje, o estado tem mais de 300 escolas em tempo integral, um dos melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do país, além de servir de modelo para outros 15 estados que já implantaram a educação integral.

“O tempo integral, na verdade, é uma grande estratégia. Não é simplesmente a ampliação de jornada escolar, estamos falando de um motivo, de um currículo que precisa estar apoiado, num tempo integral. Educar é a nossa proposta. No tempo integral vamos alocar conceitos e princípios que vão permitir o desenvolvimento interdimensional do estudante. Aí sim, estaremos fazendo educação integral, não simplesmente em tempo integral. O estado do Maranhão, eu tenho certeza, será transformado num dos melhores estados do país, em termos de educação”, destacou Ruani.

Os professores e gestores falaram da expectativa para o início dos ‘Centros Educa Mais’. “Eu sou professor de História, e estava gestor de escola. Deixei a gestão escolar para voltar para sala de aula porque acredito muito neste programa. O Maranhão há muito tempo precisava desse modelo de educação, porque essa é a visão de quem pensa numa educação como meio para o desenvolvimento de uma sociedade. É uma nova visão em que estamos dando os primeiros passos muito confiantes e cheio de expectativas”, disse Manuel Botelho, professor do C.E. Kiola Costa, em São Bento.

foto 3 - formaçao educa mais

Rafael da Silva Sousa, Jovem Protagonista de Pernambuco, relata sua experiência com a Educação Integral

Além dos consultores do ICE, o seminário conta com 13 jovens protagonistas, estudantes de Centros de Educação Integral, denominados de ‘Escola de Referência’, que viveram a experiência de uma educação transformadora. Jovens como Rafael da Silva Sousa, da cidade de Camocim de São Félix, interior de Pernambuco, que veio fazer relatos de sua vivência libertadora neste novo modelo de educação. “Nós estamos aqui para dizer aos professores e gestores que essa educação muda pessoas, oportuniza pessoas, porque somos frutos dessa escola. Quando um estudante se transforma num jovem protagonista ele muda sua visão de mundo. A gente começa a enxergar as ações ao nosso redor de um jeito diferente e entender pra que as coisas existem, e como a gente pode ajudar na execução e na melhoria dessas coisas”, pontuou Rafael.

Na parte da tarde o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, levou aos professores que participam da formação uma mensagem de motivação e confiança. “Desde o primeiro dia de gestão, o governador Flávio Dino vem centrando esforços para retirar o Maranhão das últimas posições nos indicadores educacionais e uma das linhas mestras adotadas como estratégia para mudar esse cenário é a formação e o desenvolvimento integral do estudante maranhense, com a implantação da educação integral em tempo integral na Rede Estadual de Ensino. Mas, esse projeto só dará certo se tiver o empenho dos nossos professores. E nós sabemos que podemos contar com cada um de vocês, que também querem o desenvolvimento dos nossos jovens, do nosso estado”, apontou Felipe Camarão.

foto 4 - formação educa mais

Secretário Felipe Camarão destaca empenho do governador Flávio Dino para colocar em funcionamento 18 escolas em tempo integral no Estado

‘Educa Mais – Maranhão’

Os Centros de Educação Integral consistem em um novo modelo de escola pública, que visa o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões intelectual, social, cultural, física e emocional por meio de ações integradas e em tempo integral. E fazem parte da política educacional do governo, que tem foco na melhoria da qualidade da educação no estado.

Em São Luís funcionarão com educação integral: C.E. Almirante Tamandaré; C.E. Profa. Maria Mônica Vale; C.E. Dorilene Silva Castro; C.E. Margarida Pires Leal; C.E. Joana Batista e CAIC Barjonas Lobão. No município de Alcântara, o C.E. Prof. Aquiles Batista Vieira; Santa Inês, C.E. Poeta Antônio José; São José de Ribamar, CAIC São José de Ribamar; São Bento, C.E. Kiola Costa e Timon, o C.E. Jacira de Oliveira e Silva.

Todas essas escolas transformadas em Centros de Educação Integral passaram por uma ampla reforma e adequação, a fim de garantir a estrutura necessária para o bom funcionamento das unidades, que estão estruturadas com: laboratórios, sala multifuncional, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, entre outros, a fim de que o jovem tenha formação plena, considerando todas as suas dimensões.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI