9/01/2020 4:59 pm

Governo realiza primeira formação do Programa Mais Ideb 2020 para articuladores regionais

A Rede Estadual de Ensino iniciou o ano com formação para articulares e diretores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão. Trata-se do primeiro workshop do Programa Mais Ideb 2020 – criado pelo Governo do Estado, com um conjunto de ações estratégicas para melhorar os índices educacionais do Maranhão. As formações ocorreram, paralelamente, nas sedes das UREs de São Luís, Bacabal e Imperatriz nesta semana.

Durante os dois dias de formação, articuladores regionais do programa e diretores de Educação receberam orientações sobre o Mais Ideb 2020, alinhamento conceitual e método gerencial para além das teorias, de forma dinâmica e prática.

“O encontro possibilitou ainda mais qualificação e aperfeiçoamento. O governador e o secretário sempre estiveram preocupados em formar os profissionais. Com esse novo direcionamento para 2020, trabalhando com metas e avaliação, podemos dizer que estamos trabalhando de forma mais planejada. Agora iremos às regionais repassar aos gestores escolares, para que apliquem nas escolas e nós faremos o acompanhamento em busca de mais avanços”, destacou a diretora regional de educação de Chapadinha, Henajéria Cristina Soares.

Os representantes das regionais de Chapadinha, São João dos Patos, Itapecuru, Rosário, São Luís, Pinheiro e Viana se reuniram na sede da URE São Luís. Já Bacabal, Caxias, Codó, Timon, Santa Inês, Zé Doca e Pedreiras, na URE de Bacabal.

A diretora de Educação da Regional de Caxias, Filomena Simão, enfatizou que a formação foi fundamental para os resultados na educação. “Resultados diferentes exigem atitudes diferentes. Foram dias ímpares e ricos de grande aprendizagem, onde tivemos a oportunidade de repensar e otimizar nossa forma de conduzir o processo educacional. Voltamos para nossa rotina de trabalho motivados e com uma nova visão e novas ferramentas para buscar o sucesso. Ficou claro qual a nossa meta e objetivos, assim como também a melhor forma de conduzir, sempre com ações sistemáticas e organizadas, desde da implantação, acompanhamento e avaliação de resultados obtidos”, apontou.

Em Imperatriz, as Unidades Regionais de Educação de Açailândia, Barra do Corda, Presidente Dutra, Balsas e Imperatriz participaram do encontro no auditório da Regional, com o objetivo de consolidar as ações estratégicas do Programa Mais Ideb para 2020.

“Fiquei encantada com a formação pela profundidade dos conteúdos, pela organização e chamamento para o novo, que é trabalharmos agora com a assessoria da Falconi Educação, que tem realmente visão de conjunto, que percebe a escola como possibilitadora de transformação social e que nos conclama a mudarmos a história do Maranhão, no quesito Educação”, afirma Luzimar Lima Coelho Lucena, diretora Regional de Educação do município de Balsas, localizado a 392 km de distância de Imperatriz.

O professor Lacordério Fernandes, articulador Regional Mais Ideb da URE de Presidente Dutra destacou a dinâmica da formação realizada por polos. “É muito interessante porque a gente se desloca para cidade mais próxima e isso viabiliza o transporte e acomodações também”, conta ele. Outro ponto positivo, segundo o professor Lacordério, é a formação acontecer logo no começo do ano. “Assim já podemos ter uma visão dos objetivos, das metas a serem traçadas, dos métodos e propostas pedagógicas, para desenvolvermos as ações com mais calma e com maior sintonia. Eu agradeço muito ao governador do Estado por este olhar especial para a Educação do Maranhão e com os objetivos que a gente sabe que é melhorar o nosso Ideb”, concluiu o articulador Regional da URE de Presidente Dutra, município a 405 km de distância de Imperatriz.

“Esta formação foi de extrema relevância porque podemos assim alinhar, aprimorar, fortalecer as ações do Mais Ideb e construir o Plano de Ação para 2020 com a comunidade escolar, tornando as Unidades Regionais de Educação efetivamente como articuladoras de todo esse processo”, comenta a professora Maria Vanda de Sousa Araújo, diretora Regional de Educação de Barra do Corda.

“A URE Imperatriz sente-se lisonjeada por sediar tão importante encontro das Regionais de Educação do Sul do Maranhão (Imperatriz, Açailândia, Balsas, Barra do Corda e Presidente Dutra). Esta Formação para articuladores regionais Mais Ideb e diretores de Educação no início do ano certamente será um diferencial para a continuidade da execução do Programa Mais Ideb nas escolas da Rede Estadual de Ensino, que muito vêm contribuindo para que a aprendizagem dos nossos estudantes aconteça de forma significativa em sua vida, conduzindo-os ao sucesso pessoal e profissional”, destaca a gestora regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana.

No polo URE de Imperatriz um total de 20 participantes estiveram presentes na formação, sendo 1 articulador estadual Mais Ideb, 1 gestora regional de Educação, 5 diretores/as regionais de Educação e 13 articuladores regionais Mais Ideb, das UREs de Açailândia, Barra do Corda, Presidente Dutra, Balsas e Imperatriz.

URE de Imperatriz sedia Formação Mais Ideb 2020 para articuladores regionais e diretores de Educação

Técnicos reunidos em Bacabal

São Luís reuniu representantes de sete regionais

Texto: Aparecida Marconcini Prestes e Raphael Garreto