25/04/2024 2:13 pm

Governo reinaugura Centro de Educação Especial e reforça o cuidado de pessoas com deficiência

A reinauguração do Centro de Educação Especial Padre João Mohana, nesta quarta-feira (24), pelo Governo do Estado, reacendeu a esperança na vida de muitas famílias e também de Karliane Marques, mãe dos estudantes André Júnior e Caio, que agora estudarão em um ambiente de inclusão completamente reformado. O Centro oferece Atendimento Educacional Especializado, Avaliação e Diagnóstico, Intervenção Educacional, além de outros serviços.

“Esse Centro faz uma diferença enorme na vida dos estudantes e de suas famílias. Aqui, eles olham além do diagnóstico. Eles veem um estudante que tem potencialidades, habilidades e tudo isso é trabalhado também como social. A retomada do João Mohana nos alegra imensamente porque sabemos que os nossos filhos vão voltar a estudar com atendimento de qualidade humanizado”, exprimiu Karliane”.

O Centro atende 135 estudantes, sendo 100 com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e 35 com deficiência intelectual (DI). As ações pedagógicas do Centro são voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 3 a 17 anos, primando pelo atendimento individualizado. O Centro possui 27 salas de atendimento, auditórios, quadra poliesportiva, além de outros espaços. O Farol do Saber, inclusive, pertence ao Centro João Mohana.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, disse que a entrega do João Mohana reforça o cuidado das pessoas com deficiência e de seus familiares.

“O Centro de Educação Especial João Mohana recebe mais uma reforma nossa. É o cuidado das pessoas com deficiência, que recebem atendimentos terapêuticos, de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outros atendimentos. Neste centro, cuidamos não apenas das crianças, mas de sua família, para que elas melhorem a condição de aprendizagem. Para nós, é uma imensa alegria está com o governador Carlos Brandão fazendo mais uma entrega de escola digna no Maranhão”, comemorou Felipe Camarão.

O Centro de Educação Especial Padre João Mohana, criado pelo Decreto nº 15.287 de 30 de outubro de 1996, atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), entre outras síndromes e transtornos que trazem a deficiência intelectual (DI) associada, tendo como foco a inclusão escolar destes estudantes.

Roger Rodrigues, estudante do João Mohana expressou sentimento de amor por estudar no Centro. “Eu gosto de fazer amigos, brincar e também estudar. Eu me esforço bem para as provas e tiro notas boas também. Eu amo o João Mohana”, expressou.

“É um momento de celebrar e festejar a vida, principalmente dos nossos estudantes. Temos um espaço digno para atender a nossa comunidade. Para as pessoas que precisam tanto de um espaço como referência, temos o João Mohana, com uma equipe de profissionais de excelência que promovem uma mudança para todos nós. Muito obrigada a todos por esse momento”, proferiu a gestora geral do João Mohana, Luciana de Carvalho.

No espaço, também é oferecido atendimento a crianças de 03 a 06 anos, com atraso evolutivo do desenvolvimento neuropsicomotor. Para frequentar esse serviço, a criança, necessariamente, deve estar matriculada no ensino comum e frequentar a Estimulação Essencial no contraturno. O serviço é realizado por equipe multiprofissional (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, pedagogo, psicomotricista, psicólogo e terapeuta ocupacional).

Além desses serviços oferecidos, o Centro orienta o acompanhamento técnico e pedagógico, desenvolvido por pedagogas, em escolas da Rede Estadual da URE de São Luís, atendendo estudantes com TEA e DI bem como profissionais no ensino comum e salas de recursos multifuncionais.

Fonte: Seduc
25/04/2024

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI