10/10/2017 4:13 pm

Governo reúne municípios para fortalecer ações de enfrentamento às desigualdades sociais

foto 2

O enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais tem sido foco da atual gestão do Governo do Estado. Nesta terça-feira (10), o governo reuniu, em uma casa de eventos da capital maranhense, os secretários e coordenadores municipais para orientá-los quanto à importância do acompanhamento da trajetória escolar, no âmbito do Programa Bolsa Família.

No Maranhão há mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes acompanhados pela educação no âmbito do Programa Bolsa Família. “Neste contexto o Estado tem feito um trabalho importante, no enfrentamento da pobreza, que é a mais brutal das violações dos direitos da pessoa humana”, apontou Simone Medeiros, coordenadora geral de acompanhamento da inclusão escolar do Ministério da Educação.

“Todos os que estão aqui são coordenadores de um movimento de inclusão escolar, entendida como garantia de um direito à educação. A qualidade na educação passa pelo enfrentamento das desigualdades sociais,” realçou Medeiros.

foto 1A secretária adjunta de Gestão das Regionais, Rosyjane Pinto, que representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, no encontro realçou as ações do governo para melhorar os índices educacionais e garantir a cidadania dos maranhenses.

“O governador Flávio Dino não tem medido esforços no que tange aos investimentos em educação porque compreende que esse é o principal caminho para combater a desigualdade social”, disse. Também participou do evento o secretário adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Manoel Pedro.

O vice-presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação e secretário municipal de educação de Rosário, Joaquim Neto, destacou a iniciativa do Governo do Estado em realizar o encontro e citou o Programa Escola Digna, que tem promovido ações em todo o Maranhão. “Parabenizo o Governo do Estado pelo Programa Escola Digna, que realmente vem fazendo uma revolução na educação do Maranhão”, enfatizou.

Frequência Escolar

A educação é uma das condicionalidades do Programa Bolsa Família. A  partir do acompanhamento eficaz da frequência, é possível intervir positivamente na trajetória escolar dos beneficiários do Programa, com elaboração de políticas públicas, e, assim, melhorar os índices educacionais.

A condicionalidade da educação tem o objetivo de promover a garantia do direito de acesso e permanência à escolarização de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, reduzindo o abandono, evasão escolar e contribuindo para uma trajetória escolar bem sucedida.

Fotos/Lauro Vasconcelos