20/04/2017 4:33 pm

Governo vistoria C. E. Quilombola Patrício da Cunha Costa, em Saco das Almas no município de Brejo

9ca15d06-97b5-41bb-b1e1-16af521c7e9b

Governo vistoria Centro de Educação Quilombola Patrício da Cunha Costa, em Saco das Almas no município de Brejo. (Foto: Divulgação)

Gestores das Secretarias de Estado da Educação e da Igualdade Racial estiveram na última terça-feira (18), no quilombo Saco das Almas, município de Brejo, para realizar uma visita técnica ao Centro de Educação Quilombola Patrício da Cunha Costa, escola de ensino médio que atende aquela comunidade.

O secretário Gerson Pinheiro e o subsecretário de educação, Danilo Moreira, acompanhados de Marinildes Martins, supervisora de educação quilombola e Leodênis Dahmer Baggio, gestora da URE de Brejo, estiveram vistoriando a estrutura da escola, bem como a questão pedagógica, para diagnosticar os eventuais problemas e apontar encaminhamentos para superação dos entraves.

50350f78-00ee-44c5-b0a1-84878cbfeeda

Governo vistoria C. E. Quilombola Patrício da Cunha Costa, em Saco das Almas. (Foto: Divulgação)

Na conversa com as gestoras, servidores e pessoas da comunidade, foram diagnosticados problemas que dificultam o pleno funcionamento da escola. Para o subsecretário de educação, Danilo Moreira, os problemas são de fácil solução. “Percebemos que a escola está bem cuidada pela gestão e pela comunidade, mas tem alguns problemas que precisam de cuidados como a parte elétrica e também a climatização dos ambientes da escola para que atenda de forma plena a comunidade”.

O C. E. Patrício da Cunha Costa além da clientela do ensino médio, atende também alunos de ensino fundamental da rede municipal nos turnos matutino e vespertino. “Vamos dialogar também com a Prefeitura em busca de uma parceria para o abastecimento de água”, reforçou o subsecretário.

Para Ana Lea Moraes Martins, gestora geral da escola, a visita mostra a preocupação do Governo em transformar a realidade da escola. “A minha expectativa é de que essa visita dos secretários realmente sirva para melhorar as condições de funcionamento da escola para que os jovens da comunidade tenham mais oportunidade de se preparar para a vivência social e para o trabalho”.

97814fe4-fa76-46ec-a3b3-356cba38e7e6

Zuleide da Paz, moradora da comunidade de Saco das Almas, no município de Brejo. (Foto: Divulgação)

Zuleide da Paz, moradora da comunidade, contribui com a escola com aulas de teatro e afirma que a visita dos secretários renova as esperanças. “A visita foi muito boa para a comunidade porque traz novas esperanças para que nossos jovens cresçam e superarem a ‘sofrência’ da falta de conhecimento e de trabalho”.

No Maranhão das 18 escolas quilombolas, três já foram reformadas. O secretário de igualdade Racial Gerson Pinheiro, informou que o governo realizará visitas técnicas para diagnosticar as demandas e realizar as reformas até o fim de 2018.

“A política do Governo do Estado é de dar um salto qualitativo na educação e isso inclui, também, as escolas quilombolas, que devem ter todas as condições de funcionamento e de atendimento das necessidades da comunidade onde está inserida. Essa é determinação do governador Flávio Dino”, afirmou o secretário.