16/03/2018 5:38 pm

Grêmio Estudantil: alunos representantes do CE Rio Grande do Norte tomam posse

Na manhã da última quinta-feira (15), alunos do C. E. Rio Grande do Norte, no Conjunto Radional, participaram de mais um momento de exercício da cidadania, aprendizagem e luta pelos seus direitos.

É que foi empossada a nova gestão do Grêmio Estudantil naquele Centro de Ensino, um ato que representa o empoderamento do estudante da rede pública estadual. O evento contou com a presença do secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso.

A constituição dos grêmios estudantis é uma ação do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa fortalecer a gestão democrática na escola e dos jovens enquanto agentes sociais, fomentando assim o protagonista juvenil.

Segundo o coordenador do Programa Mais Grêmios da Seduc, Leonardo dos Santos, atualmente há cerca de 191 grêmios distribuídos em todo o estado. Tendo as Unidades Regionais de: Balsas, Chapadinha e Imperatriz, com 100% de grêmios em suas escolas.

O secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso, destaca que o incentivo à formação de grêmio estudantil é uma forma de tornar a escola mais democrática e dar voz ao estudante. “Dessa forma, os estudantes podem se organizar e auxiliar na melhoria da educação do estado”, afirma ele.

Alunos durante cerimônia de posse do Grêmio Estudantil

Alunos durante cerimônia de posse do Grêmio Estudantil

De acordo com Profa. Kalyanne Fontenelle, gestora geral do CE Rio Grande do Norte, a cada gestão, o grêmio estudantil passa a ter um maior envolvimento e participação na gestão escolar.

Kalyanne Fontenelle comenta ainda sobre a parceria do grêmio estudantil com a gestão escolar, destacando que os estudantes, inclusive, chegam a participar de atividades em contraturno para auxiliar no cotidiano escolar e orientação de outros estudantes, fora da sala de aula.

“A escola é um espaço que forma o estudante para a vida e o ensina a exercer a cidadania. Fico muito grata ao ver os jovens buscando seus direitos e praticando seus deveres, complementa a gestora.

Para a aluna Alana Marinho, atual presidente do Grêmio Estudantil do CE Rio Grande do Norte, a posse do grêmio estudantil, com atuação ativa e em conjunto com a direção escolar e todo o corpo discente é de suma importância para buscar o melhor para todos os estudantes.

“O grêmio tem um papel fundamental como agente social para qualificar e melhorar a escola”, destacou a estudante.

16/03/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI