7/01/2019 11:27 am

Grêmios Estudantis: uma conquista da juventude maranhense!

“A importância do grêmio é que os alunos têm mais voz nas ações da escola. E a mudança é que os alunos estão mais envolvidos em todos os movimentos que a escola promove. O grêmio aproxima os estudantes da gestão escolar, além de incentivar o protagonismo”. O depoimento de Ailson Rodrigues, presidente do grêmio do CEIN Tancredo de Almeida Neves, em Imperatriz, traduz a importância dos Grêmios Estudantis na construção do processo democrático dentro de uma escola e na formação de novas lideranças.

Nos últimos quatro anos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc), instituiu ações voltadas para o fortalecimento e para ouvir a classe estudantil, entre elas a criação do Programa Mais Grêmios, que visa fortalecer a gestão democrática na escola e os jovens enquanto agentes sociais, fomentando assim o protagonismo juvenil.

No começo de 2015, eram apenas 33 Grêmios Estudantis formalizados na rede estadual de ensino e, hoje, esse número já chegou a mais de 400 grêmios instituídos, nos quatro cantos do Maranhão. E outros grêmios estão em processo de formalização.

Para os estudantes que puderam se organizar e participar de forma efetiva das decisões nas escolas, a criação dos grêmios foi uma das ações mais importantes voltadas para a juventude.

“O Maranhão está tirando o atraso de mais de 50 anos e eu sou uma beneficiada diretamente com todas as ações”, disse a estudante Amanda Costa Barros, presidente do grêmio estudantil do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, em Chapadinha, durante o evento do Emaranhando Sonhos.

“Eu acredito que os Grêmios Estudantis mudam a vida dos estudantes, pois a partir do momento que o jovem vira gremista, ele tem uma responsabilidade, um compromisso com os alunos da instituição onde ele estuda. Eu como presidente de um Grêmio que luta pelos direitos dos estudantes, pela qualidade de ensino e por mais inclusão social dentro da escola, posso afirmar que é uma preparação para a vida”, explicou Israel Magalhães, presidente do grêmio do C.E. Liceu Maranhense.

“O grêmio é muito importante pois é a oportunidade dos jovens fazerem a diferença em suas escolas. Eu me interessei em ser gremista porque queria fazer a mudança na minha escola, dar oportunidades dos meus colegas mostrarem seus talentos e está dando certo, me sinto muito realizada. Ser um protagonista é mágico, é um mundo cheio de possibilidades e oportunidades”, destacou Ivana Sousa Cavalcante, presidente do grêmio do C.E. Valnice Bertoldo Lima Cordeiro, de Capinzal do Norte.

Emaranhando Sonhos

Em junho de 2018, o Governo do Maranhão promoveu o maior encontro de lideranças estudantis já visto no estado. Mais de 400 presidentes de Grêmios estudantis de todo o estado se reuniram no ‘Emaranhando Sonhos’, a culminância de um processo de revitalização de grêmios que mobilizou mais de 5.472 estudantes da rede pública estadual de ensino nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

Na oportunidade, os estudantes fizeram uma entrega simbólica dos sonhos para a educação e a juventude sobre os quais refletiram durante o encontro. Muitos desses sonhos estavam relacionados à melhoria das escolas, da qualidade do ensino. E à medida do possível, esses desejos já estão sendo atendidos.

Para a estudante Raianny Batista, do Grêmio Estudantil do C.E. Joaquim Soeiro, em Barreirinhas, que participou do encontro lá no mês de junho. “Eu só tenho que agradecer, porque o ‘Emaranhado Sonhos’ foi uma experiência única e enriquecedora para todos os participantes. Levarei para toda minha vida a experiência de ter participado desse encontro, único governador que realmente olhou para a classe estudantil. E vê-lo ali, conosco, foi maravilhoso, porque ele iniciou sua carreira através de um GE (grêmio estudantil); a presença de Pedro Lucas Gorki, atual presidente da UBES também foi muito importante. Tudo isso só fez com que o espírito de luta florescesse e crescesse por onde suas raízes alcançarem”, disse a estudante.

Outras ações de fortalecimento do protagonismo juvenil

Além de fomentar a criação dos Grêmios Estudantis, o Governo do Maranhão, por meio da Seduc, desenvolveu outras importantes ações para fortalecimento do protagonismo juvenil, nos últimos quatro anos. Dentre os exemplos está a Escuta Estudantil, onde especialistas da Secretaria percorreram as 19 URES e ouvem as demandas de mais de 5 mil estudantes representando suas comunidades.

O Minha EscolaApp, um aplicativo criado pela Seduc, disponível para o sistema operacional Android, no qual os estudantes têm acesso a diversas informações como: notas, recursos para a escola, avaliar a merenda, as aulas, infraestrutura, didática, dentre outros. O aplicativo conquistou medalha de ouro no Concurso Nacional de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), como melhor projeto, no Brasil, na categoria ‘Estratégias Inovadoras de Participação Social para Aprimoramento e/ou Simplificação da Gestão’.

O concurso ‘Minha Escola Protagonista’, promovido como forma de incentivar a participação dos estudantes nas ações das escolas, premiou 70 Grêmios Estudantis por conseguirem em suas escolas, que 25% dos estudantes fizessem o aplicativo ‘Minha EscolaApp’. Cada grêmio foi premiado com R$ 3 mil para usar em benefício à comunidade escolar.

“Os investimentos feitos nas políticas públicas para a juventude dentro das escolas têm um objetivo muito claro, que é de fortalecer o processo democrático na rede e, ao mesmo tempo, dar voz para os estudantes e oportunizar a possibilidade de desenvolverem o protagonismo. Não podemos pensar em uma escola, sem a opinião e sem a participação efetiva dos estudantes, afinal, eles são a escola, com eles é feita a escola. E quando criamos a Caravana Estudantil, a Escuta Estudantil, o Mais Grêmios, o Minha Escola App, queríamos dizer a eles que este governo se importa com eles”, destacou o secretário da Seduc, Felipe Camarão.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
04/01/19

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