11/09/2017 6:27 pm

Iema e Seduc promovem o I Seminário de Estudos Avançados e debate reforma do ensino médio

De forma inédita, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promove na próxima quinta-feira (14), às 8h, o I Seminário de Estudos Avançados, que tem como objetivo discutir temáticas que sejam pertinentes à finalidade e missão do Iema, cuja principal função é levar aos jovens a educação profissional de nível médio. O foco é debater assuntos em torno deste campo.

O evento, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Educação (Seduc), é voltado para gestores das unidades regionais de educação e técnicos da Seduc, além de equipe técnica do Iema.

Além do fato de ser o primeiro, outro ponto que destaca o evento é a palestra “O novo ensino médio: o difícil caminho”, que será ministrada pelo sociólogo brasileiro, pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro (IETS) e doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Simon Schwartzman, que é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1994 e 1998 e diretor para o Brasil do Instituto Americano de Pesquisa (American Institutes for Research) entre 1999 e 2002.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, destacou que o Instituto buscou trazer o que existe de mais recente no debate da reforma do ensino médio. “O nosso palestrante recentemente escreveu um trabalho sobre a educação profissional, o ensino médio e a reforma que está em pauta. O Schwartzman é muito importante para este debate, pois escreve e publica sobre esse assunto. Nós estamos nos preparando para a eventual publicação desta reforma que está programada para novembro, e precisamos levantar o máximo possível de subsídios para que o Iema se antecipe e consiga implantar a reforma do ensino médio de forma correta”, disse o reitor, enfatizando que, no âmbito do Instituto, são realizados elementos previstos na reforma. “Nós, gestores, professores e todo corpo diretivo, precisamos nos apropriar desse debate e nos preparar para fazer esse próximo passo importante. O Iema tem que estar à frente dessa reforma, os participantes deste debate certamente sairão muito mais enriquecidos e com elementos para pensar a reforma no ensino médio”, acrescentou.

Fonte: Iema
Texto: Cintia Lima

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI