26/07/2016 12:47 pm

BNCC- INFORMATIVO PÓS – RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA

SEMINÁRIO ESTADUAL DA BASE NACIONAL COMUM
Dias 01 e 02 de agosto de 2016 – São Luís/MA

 

  

INFORMATIVO PÓS – RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA

Uma nova fase no processo de construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encontra-se em andamento: os seminários estaduais, voltados a debater a segunda versão da BNCC. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) juntamente com a comissão estadual da BNCC, são as instituições responsáveis ​​pela articulação e organização dos Seminários.

O objetivo desse seminário é obter contribuições sobre a segunda versão do documento preliminar de modo que apresente um relatório a ser encaminhado ao Comitê Executivo Nacional em que as representatividades do Estado (selecionadas mediante Chamada Pública envolvendo estudantes, professores e demais profissionais da educação).  Esse relatório deve responder  a seguinte questão: Quais os aspectos que o seminário estadual acrescenta, altera ou suprime do documento da 2ª versão Preliminar da BNCC?  No Maranhão, o Seminário Estadual da BNCC acontecerá nos dias 01 e 02 de agosto do ano em curso, na Faculdade Pitágoras, localizada na Avenida São Luís Rei de França – Turu (antiga FAMA).

 A abertura do evento acontecerá no auditório com a presença de todos os participantes. Após esse momento, eles serão divididos em 31 grupos de trabalho (GTs) por componente curricular. Os selecionados já estão distribuídos nos GTs dos quais farão parte. Informamos que alguns selecionados foram removidos para outra etapa a qual indicaram, devido o número de vagas disponível; os convidados também foram inclusos em um GT, para assim garantir a presença de todos.

Nessa fase, os participantes já deverão ter realizado uma leitura detalhada do texto introdutório da BNCC e do componente curricular para, durante o Seminário, debaterem as novas alterações e efetuarem os registros das modificações acordadas. Os participantes trabalharão as alterações da segunda versão da BNCC em grupos de forma a destacar os pontos de atenção quanto à clareza, a pertinência e a progressão dos objetivos de aprendizagem por segmento/componente curricular, além de analisar as etapas por meio dos eixos de formação e direitos de aprendizagem e desenvolvimento.  Para finalizar o seminário, todos os participantes retornarão ao auditório, formando plenária para socialização das contribuições dos grupos de trabalho ao documento.

Todos os participantes do Seminário Estadual devem responder até dia 29/07/2016  o questionário disponível no link https:/pt.surveymonkey.com/r/questionario-seminarios-estaduais. Ele opera como roteirização e referência na organização das contribuições dos participantes dos Seminários Estaduais. As Pessoas que responderem ao questionário, mas não estiverem dentre os selecionados e participantes do Seminário, terão suas respostas desconsideradas.

Informamos ainda, que a UNB comprometeu-se em depositar o auxílio financeiro antes do Seminário, contudo haja qualquer impossibilidade de cumprimento do prazo, o participante selecionado deverá comparecer ao evento, pois os selecionados para o Seminário que não participarem de forma integral ao evento, terão de devolver os recursos recebidos na modalidade Auxílio Deslocamento na sua integralidade, além de estarem sujeitos às sanções previstas em lei federal. Esses valores estão assegurados pela assinatura em lista de frequência pelo titular disponibilizada em todos os turnos do seminário e apresentação de documento de identidade no ato do credenciamento.

                          São Luís, 25 de Julho de 2016

 


Silvana Maria Machado Bastos
Coordenadora Estadual da BNCC
SEDUC/MA

Maria Gorethi dos Santos Camelo
Coordenadora Estadual da BNCC
UNDIME/MA

 

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO 25.07

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI