25/06/2019 5:13 pm

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores

Foram abertas nesta terça-feira (25) e seguirão até o dia 11 de agosto as inscrições para a 18º edição do Programa Jovens Embaixadores. O Programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte- americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Para participar do Programa Jovens Embaixadores, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira; ter idade entre 15 e 18 anos; ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada sócio econômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar;  ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo(a); possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de impacto social em sua comunidade por ao menos 06 meses.

Este ano o Programa terá um foco ainda mais voltado para o desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do Século XXI e oferecerá uma oportunidade de intercâmbio para jovens protagonistas que buscam resolver um problema em suas respectivas comunidades por meio de ações criativas e inovadoras.  Com um viés voltado para o empreendedorismo social, o programa seleciona jovens que estão impactando positivamente o dia-a-dia das suas comunidades.

O Programa acontece sempre no mês de janeiro. A primeira etapa do programa ocorre em Brasília, de onde os participantes embarcam para os EUA. Em Washington, D.C os jovens participam de oficinas e atividades sobre justiça social, empoderamento juvenil, liderança, empreendedorismo social e visitam pontos turísticos.

No Estado-anfitrião os participantes ficam hospedados em casas de famílias norte- americanas para que tenham uma experiência de completa imersão na sociedade e cultura dos EUA, participam de atividades em escolas regulares de ensino médio, fazem apresentações sobre o Brasil, conhecem centros de voluntariado e envolvem-se nesse tipo de atividade e elaboram/aprimoram seus projetos de empreendedorismo/impacto social. Os participantes retornam dos Estados Unidos para Brasilia, onde ficam por mais 2 dias antes de regressarem para suas cidades de origem no Brasil.

Programa Jovem Embaixadores

Criado em 2002, o Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos que tem como público alvo estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Em 2019 foram selecionados no Estado Arthur Silas Sirqueira, estudante do IFMA – Campus Imperatriz, e Amanda Costa Barros, estudante do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, em Chapadinha.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3268-8950 ou pelo e-mail: jovensembaixadores.ma@gmail.com

As inscrições poderão ser feitas acessando o Facebook do programa: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores/ ou através do link: www.jovensembaixadores.org.br.

25/06/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI