5/06/2023 2:16 pm

Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2023 seguem abertas até 30 de junho

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2023 continuam abertas até 30 de junho. Em 2023 o programa realiza a 18° edição e traz uma nova proposta: “Educação que queremos” e diante dessa temática o aluno é convidado a debater a seguinte pergunta: O que é importante transformar na educação?

A câmara de deputados realiza o PJB desde 2004, um programa que visa a melhoria da educação em todo o país e como ferramenta dessa evolução na educação é dado voz aos estudantes de ensino médio de todo o território nacional.

Poderá participar todo e quaisquer aluno que esteja matriculado e que tenha assiduidade nas escolas de ensino médio ou ensino médio técnico em instituições da rede públicas ou particulares no ano de 2023 com idade de 16 a 22 anos e que não tenha ainda participado como Deputado Jovem em nenhuma outra edição do PJB.

O aluno inscrito participará de 3 etapas: local, estadual e nacional. Na etapa local, serão ofertados aos jovens participantes da Jornada de Aprendizagem Cidadã, cursos da Câmara de Deputados, chamada Eleve pela plataforma online (HTTPS://educacaoadistancia.camara.leg.br). Essa experiência irá durar 7 semanas para que os jovens conheçam sua realidade local.

Na etapa estadual, os participantes serão submetidos a duas fases: pré-seleção dos discursos e a seleção final do Deputado Jovem, o qual irá representar os demais jovens na câmara dos Deputados. No final de cada etapa, será feita uma avaliação e as melhores notas serão classificadas para próxima etapa.

Na etapa nacional, os jovens deverão aprimorar suas ideias para elaboração da Carta do PJB à Câmara dos Deputados, na qual deverá conter uma mensagem de representatividade dos jovens brasileiros para os deputados federais destacando suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

A etapa local acontecerá de 24 de julho a 10 de setembro. Já a etapa estadual ocorrerá de 11 de setembro a 10 de novembro. A etapa nacional será realizada de 5 a 7 de dezembro, em Brasília. A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento na Capital Federal.

Mais informações estão disponíveis na página do PJB na internet; na página da Escola da Câmara no Facebook, por e-mail ou ainda pelo Disque Câmara (0800-0-619-619).

05/06/2023