8/02/2018 4:37 pm

Jovens da Rede Estadual vivenciam experiência transformadora nos Estados Unidos como Jovens Embaixadores

Uma experiência única e transformadora, assim a jovem Giovanna Gomes Santos Oliveira, de 16 anos, descreve a viagem de 28 dias como Jovem Embaixadora, aos Estados Unidos.

Selecionada para o Programa Jovens Embaixadores, assim como outros 49 jovens de 15 a 18 anos de todo o país, a jovem estudante do Colégio Universitário e teve a oportunidade de viajar, em janeiro, para os Estados Unidos e vivenciar um verdadeiro intercâmbio cultural.

Durante a primeira semana, conheceu a capital do país, Washington, e seus principais monumentos. Participou de reuniões com organizações do setor público e privado, visitou escolas, projetos sociais e fez parte de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

“Ao chegar lá, eu me senti como se tivesse sido selecionada para fazer algo totalmente diferente, eu me senti como se fossemos um grupo de pessoas especiais, por que eu pude perceber o potencial que eu tinha, o que a gente podia trazer para o mundo e o que nós tínhamos a acrescentar a ele”, afirmou Giovanna Oliveira.

8400721167397306649

Francisco Serra em Washington, nos Estados Unidos

Francisco Serra, 17 anos, aluno do Centro de Ensino Maria Pinho, em São Luís, também trouxe na memória e no coração experiências diferentes e enriquecedoras. “O programa Jovens Embaixadores foi para mim uma oportunidade única de crescer como líder, voluntário, estudante e como pessoa. O projeto que desenvolvi nos EUA e pretendo implantar aqui consiste na formação de uma rede de simulações internacionais baseadas no modelo das Nações Unidas. Os estudantes da rede pública do Maranhão poderão vivenciar na pele a atividade diplomática internacional. Voltar ao meu estado significa uma nova fase do programa e não o fim”, ressaltou.

Na segunda semana do Programa, eles se dividiram em pequenos grupos e se hospedaram em casas de famílias anfitriãs, de diferentes estados, onde puderam frequentar aulas em escolas locais, interagiram com estudantes americanos da mesma idade, participaram de atividades de responsabilidade social e cultural na comunidade e fizeram apresentações sobre o Brasil.

Para Giovanna Oliveira, a viagem foi um divisor de águas e trouxe muitos aprendizados. “Vimos a riqueza, mas também pudemos presenciar a pobreza, algo também muito presente aqui. Hoje tenho uma nova visão, e de como eu devo ser com o mundo e do meu dever como cidadã. Não só no Brasil, nem lá fora, mas aqui em São Luís do Maranhão”, ressaltou a jovem.

Visita ao secretário de Educação

Na quarta-feira (07), a jovem Giovanna Oliveira foi a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contar ao secretário Felipe Camarão como foi a viagem para o exterior e também sobre o projeto voluntário que irá implantar.

Foto 3 Jovem Embaixatriz fotoAntônio Martins

Secretário Felipe Camarão com a estudante Giovanna Oliveira

Segundo Giovanna Oliveira, o projeto realizado com outros 5 jovens embaixadores, consiste em desenvolver uma plataforma online para ensinar inglês a brasileiros por meio de vídeo e monitoria. “Com isso, a gente vai poder ajudar outros jovens que queiram ser jovens embaixadores ou participar de outros projetos de empoderamento juvenil. Vamos também selecionar outros voluntários e abordar temas como feminicídio e racismo, como forma de criar pensamentos críticos”. Na reunião com o secretário, Giovanna Oliveira e Francisco Serra falaram do compromisso do governador Flávio Dino com os jovens maranhenses.

“É mais um projeto que conta com o apoio do Governo do Maranhão, no qual os jovens estudantes da rede pública têm a oportunidade de ir para fora do Brasil, vivenciarem uma verdadeira imersão cultural, também desenvolvem projetos de voluntariado, e quando retornam podem desenvolver essa experiência, conversar com outros jovens da rede pública estadual, municipal e federal. A gente tem o papel principal de garantir a vocês, jovens maranhenses, estudantes oriundos da rede pública, novas oportunidades. Nós do governo do Maranhão desejamos a vocês muito sucesso”, ressaltou o secretário.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores (PJE), lançado em 2002. Já teve a participação de 522 jovens brasileiros da rede pública. Está presente em todos os países do continente americano e tem como alvo jovens brasileiros de 15 a 18 anos que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, experiência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Doze estudantes do Maranhão já participaram do programa, que é coordenado pela Supervisão de Políticas Educacionais para Juventudes, da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais de Estado de Educação da Seduc.

O estudante Felipe Alves, da cidade de Vitorino Freire, participou do programa Jovens Embaixadores em 2017 e, hoje, continua com o seu projeto iniciado na época.

“Eu voltei com tanta inspiração e o desejo de mudar o mundo na bagagem. Junto com outros colegas, comecei a me engajar no projeto Impacta Jovem, onde ajudamos jovens do Brasil inteiro a conhecerem outros programas de protagonismo juvenil, como o Jovens Embaixadores, além de ajuda com inglês e com as disciplinas do Enem”.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Fotos: Antônio Martins

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI