2/02/2024 4:58 pm

Maranhão avança na alfabetização de crianças, aponta pesquisa da ABC

O Maranhão tem avançado na alfabetização de crianças, é o que demonstra os dados referentes à avaliação de fluência leitora, que avalia o nível de leitura dos alunos, apresentados em pesquisa feita pela Associação Bem Comum (ABC), no âmbito da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

Os dados são animadores, diante do cenário pregresso, e apontam que o Maranhão é um dos estados com grande avanço na alfabetização das crianças matriculadas no 2º Ano do Ensino Fundamental. De acordo com a pesquisa, o destaque do Maranhão ocorre, especialmente, em razão do trabalho articulado desenvolvido pelo governo do Estado em regime de colaboração com os municípios, por meio do Pacto pela Aprendizagem.

No Brasil, cerca de 17 estados realizaram avaliações de fluência em 2023 – no caso do Maranhão, foram realizadas três avaliações de fluência leitora: uma diagnóstica, uma formativa e outra somativa, realizada ao final do ano letivo. As avaliações alcançaram 217 municípios, contemplando, no total, 75.297 estudantes de 5.967 escolas municipais.
Segundo a avaliação de fluência leitora, aplicada ao longo de 2023, houve uma redução de 30 pontos no percentual de estudantes considerados no nível pré-leitor, que avançaram para o nível leitor, apontando uma maior apropriação dos processos de leitura pelas crianças.

“Esta avaliação [da fluência leitora] é uma importante ferramenta para que possamos avaliar o nível de leitura dos alunos, mas também orientar para outras e novas ações, como políticas públicas ou mesmo avaliações formativas que possam dar suporte aos professores na escolha de estratégias pedagógicas eficientes para aplicação na sala de aula. Assim, estimulamos a alfabetização e a compreensão dos textos por parte dos nossos alunos”, ressalta o vice-governador e secretário de estado da Educação, Felipe Camarão.

Outro dado importante foi a redução nas desigualdades com avanços significativos no índice de fluência leitora do território em relação ao ano de 2022, com variação percentual de estudantes leitores de 39% para 53%.

“Este crescimento dos resultados de fluência em leitura em todo o território do Maranhão representa nosso êxito tanto na parceria do Governo do Estado com os municípios, como na atuação para melhoria dos indicadores e combate das desigualdades educacionais”, acrescenta Felipe Camarão.

Parceria

Iniciada em 2020 no Maranhão, a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) visa melhorar a educação das crianças maranhenses, atuando para que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Para 2024, a parceria conta com ações em segmentos como: Gestão e Apoio Municipal; Ciclos Formativos Estaduais e Municipais; Reconhecimento de boas práticas; dentre outros.

Outro destaque é a colaboração do Governo Federal com a instituição do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que fomentará a ampliação do processo formativo e a distribuição de materiais didáticos impressos aos estudantes e professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.